quinta-feira, 6 de outubro de 2011

IASA investe na formação de talentos musicais em Cabrália

Banda rítmica se apresenta e faz sucesso

Em evento realizado no dia 23/9, o IASA apresentou para o prefeito de Cabrália, Jorge Pontes, para vereadores, possíveis apoiadores e para os pais dos alunos, em forma de recitais o sucesso do trabalho executado pelos alunos, espetáculo que emocionou todos os presentes. Variando entre ritmos que compreendiam desde música popular brasileira até o clássico, os pequenos e talentosos músicos do Instituto fizeram bonito. Após o espetáculo, as autoridades assistiram a um vídeo sobre o projeto e também ficaram conhecendo as reais necessidades do Instituto.

De acordo com Ana Carolina Pinto (Lola), coordenadora da entidade, para dar continuidade ao Projeto Ambiente Musical, iniciado em 2008 e que reúne através do ensino musical 150 crianças e jovens carentes de oportunidades, com idades entre 4 e 18 anos e que frequentem unidades de ensino público formal, necessita de parcerias para que suas portas continuem abertas. Para os pais, o IASA é fundamental na formação de seus filhos: "Só tenho que agradecer ao IASA por dar essa oportunidade as crianças, até na escola o rendimento é melhor", declarou Paulo, pai de um aluno do Instituto.

Hoje, estudam no local 45 alunos de flauta, 15 alunos de violão, 5 alunos de violino, 3 de violoncelo, 2 de viola clássica, 40 aluno de canto/coral, 25 alunos de bandinha rítmica e 15 alunos de lutheria (oficina de construção de instrumentos). "Percorremos esse difícil caminho, estamos sempre buscando parcerias, como a que temos com a Orquestra Neojiba (Orquestra Juvenil da Bahia), que capacita nossos monitores, por exemplo. Mas precisamos de apoio efetivo de empresas e órgãos públicos para continuarmos funcionando. Estamos sempre atentos e participando de licitações em busca de apoio cultural, nos inscrevemos em projetos como o Criança Esperança, mas é tudo muito incerto", explicou Lola.

Para o prefeito, a causa é nobre a e a prefeitura se coloca a disposição para auxiliar o Instituto, por isso Pontes garantiu que irá estudar a melhor forma de ação. “Estamos a disposição do IASA, vamos estudar a melhor forma de apoiar a entidade”.

Desde julho deste ano, o IASA, conforme conta Lola, se encontra habilitado a receber recursos de empresas e pessoas físicas por meio da Lei Rouanet, o que significa que as doações podem ser revertidas em dedução de impostos. Apesar de contarem com o patrocínio do Banco do Nordeste em 2011, ainda há necessidade de mais recursos para manter este importante projeto.

Mesmo enfrentando dificuldades que vão desde o pagamento do aluguel da sede, até o pagamento dos profissionais e verbas para realização de recitais, o Instituto consegue realizar um belíssimo trabalho, reconhecido nas apresentações que realiza. Por isso, se você é empresário ou se sensibilizou com esta bonita causa, não deixe de contribuir.

Fotografias Toni Ormundo

 Prefeito Jorge Pontes e Janete Pontes assistem as apresentações
 Alunos tocam músicas populares brasileiras na flauta
 Várias apresentações encantaram os presentes
 Prefeito, maestrina Simone Passos e a primeira dama Janete Pontes
 Lola apresenta dados sobre a atual situação do IASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário