quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Governo Estadual dá apoio total ao Polo Industrial e Empresarial de Cabrália



O prefeito Jorge Pontes se reuniu, no dia 24/10, com o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Mineração, José Luiz Gonzaga, designado pelo secretário James Correia e pelo governador Jaques Wagner, para debater a implantação do Polo Industrial e Empresarial de Santa Cruz Cabrália. O prefeito estava acompanhado do deputado Bira Coroa e de uma comitiva, formada pelos secretários de Gestão e Finanças, Vinícius Tavares, de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janete Pontes, de 10 empresários, dos vereadores Luciano Monteiro e Fabiano da Glória e por representante da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, Gilson Costa. Participaram, ainda, do encontro os assessores do chefe de gabinete, Ayzlz Mzuriushz, Ricardo Vieira e Andrez Lonzz.

Abrindo a reunião, o prefeito relatou aos presentes que o Polo, hoje, já se encontra em fase avançada, pronto para receber o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, no que se refere a infraestrutura e incentivos fiscais. “Estamos trabalhando pesado na implantação do Polo, que trará para a cidade novas fontes de renda e evitará que a população dependa exclusivamente do já saturado mercado turístico”, declarou Jorge Pontes que também informou que no mês de novembro os empresários membros do Polo estarão recebendo a doação das áreas onde irão construir seus negócios.

Os empresários também tiveram a chance de se manifestar e sugeriram ações no intuito de facilitar a instalação de suas empresas. O chefe de gabinete, por sua vez, prometeu encaminhar na primeira quinzena de novembro, duas comissões a Cabrália. Uma da Secretaria para fazer um detalhado levantamento do local, para a partir deste levantamento encaminhar as demandas de infraestrutura, energia elétrica, acesso ao Polo e possíveis linhas de crédito. Sugerindo como alternativa o Desenbahia, que pode liberar de 2 a 10 milhões para os empresários.

A outra comissão seria formada por uma equipe da Superintendência de Desenvolvimento Indústrial e Comercial, para levantar os custos do projeto do Polo. Gonzaga solicitou também, uma carta consulta dos empresários, para monitorar o processo de legalização e implantação das empresas, para que não haja embargos nas obras. Ele prometeu, ainda, acompanhar de perto o processo de licenciamento ambiental de cada empresa e a regularização da área destinada ao Polo, em todas as suas fases, para que tudo aconteça de forma correta e ágil.

Durante a reunião, o chefe de gabinete foi informado, pelo secretário Municipal de Gestão e Finanças, que, atualmente, já estão inscritas para participar do empreendimento 32 empresas de pequeno, médio e grande porte, versando nas mais diferentes áreas. Em contrapartida, Gonzaga garantiu que mobilizará empresas de porte nacional para participar do projeto, que em sua opinião será um grande sucesso. “Me surpreendi com a organização da prefeitura e estruturação de seu distrito industrial. Da nossa  parte, o prefeito terá todo apoio para que o projeto se concretize atendendo a demanda dos empresários e levando crescimento para o município”.

Sobre os incentivos fiscais a serem ofertados, ele explicou que cada empresa terá o seu caso avaliado, através de seu segmento e da geração de emprego e renda, quesitos que definirão qual será o índice de incentivos fiscais que poderão ser diluídos no ICMS, variando entre 60% e 90%. Finalizando, sugeriu que se formasse uma comissão executiva do Poder Público e uma associação criada pelos empresários, para tratar de temas referentes ao Polo, como conservação e preservação do mesmo.

Os empresários que participaram do encontro ficaram surpreendidos com a integração do prefeito Jorge Pontes com o governo Estadual. Segundo afirmaram o prefeito encontrou as portas abertas o que reforçou a certeza de todos de que Cabrália, graças a Jorge Pontes é parceira do Governo Jaques Wagner. Opinião confirmada pelas palavras do deputado estadual, Bira Coroa. “ O Polo irá alavancar o desenvolvimento econômico e social de Cabrália. Um parque de mais de 30 empresas, além de abrir o mercado de trabalho irá também, melhorar a receita do município.  Demonstrando visão do prefeito Jorge Pontes em um projeto tão importante que coube a Secretária Estadual da Indústria, colocar seus serviços e do Governo do Estado a disposição do empreendimento”,  garantindo que estará presente e acompanhando a execução do projeto.

Fotografias Toni Ormundo


Comitiva de Santa Cruz Cabrália, composta pelo prefeito Jorge Pontes, secretários municipais, vereadores e empresários, é recebida na Secretaria Estadual da Indústria e Comércio
 Destaque para a presença do Deputado Bira Coroa e de José Luís Gonzaga, chefe de gabinete da Secretaria da Indústria e Comércio



Empresário Aníval Joseph Muniz, Vereador Fabiano do Vadão, Vereador Luciano Monteiro, Deputado Bira Coroa, José Luís Gonzaga, Prefeito Jorge Pontes e a primeira-dama Janete Pontes
 Comitiva conversa com o Deputado Bira Coroa
 Prefeito Jorge Pontes parabeniza empresários e demais membros da comitiva pelo sucesso da reunião

Vereador Luciano Monteiro, Deputado Bira Coroa e Vereador Fabiano do Vadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário