quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Conferência Territorial de Cultura contou com a participação de representantes de Cabrália



Entre os dias 14 e 15 de outubro, foi realizada em Porto Seguro a Conferência Territorial de Cultura, etapa da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que acontecerá em Vitória da Conquista, de 30/10 a 03/11. A comunidade de Cabrália compareceu e foi representada pela diretora Municipal de Cultura, Rita Xavier e sua equipe.

O evento reuniu representantes de diversos municípios do Extremo Sul do Estado, dentre os quais: Santa Cruz Cabrália, Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda, com o propósito de eleger delegados para levar as propostas do território para a conferência estadual, que tem como principal objetivo ouvir a sociedade para construir as políticas culturais.
De acordo com a representante do Ministério da Cultura, Mônica Trigo, é necessário incrementar o processo de discussão cultural com os municípios. Conforme explica, a construção das metas do Plano Nacional de Cultura, que envolve a participação dos municípios, passa pela discussão de temas como o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), diálogo com os municípios e descentralização da atuação do Estado nesse campo. “A partir das conferências, continuaremos a política de Estado, políticas públicas de cultura e marcos regulatórios”, explicou.

O secretário estadual de Cultura, Antônio Rubim, informou que uma das metas da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult/BA) é focar nas conferências estadual, territoriais e setoriais. Ele ressaltou que o órgão visa acompanhar o planejamento do Estado nos Planos Territoriais e também que tais eventos objetivam subsidiar esses planos. “Analisaremos as demandas políticas que este território propõe e as informações que obtivermos irão balizar as nossas ações nesse sentido”.

Durante a Conferência, foi realizada a eleição dos delegados que representarão a sociedade civil e o poder público em Vitória da Conquista, tendo o seguinte resultado: Jaco Galdino, de Caravelas; Lucas Nicácio Nascimento, de Porto Seguro, e Ubiraí Silva Matos, de Santa Cruz Cabrália, foram escolhidos delegados da sociedade civil e Marizete, de Alcobaça, delegada do poder público.

Cabrália terá, pela primeira vez, um representante numa conferência estadual de cultura, uma grande conquista que irá influenciar, diretamente, na divulgação dos aspectos culturais da região e também, como incentivo de investimentos e parcerias com órgãos governamentais e privados. Ubiraí representa o povo Pataxó e faz parte do Conselho Municipal de Cultura de Cabrália.




Nenhum comentário:

Postar um comentário