segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Trabalhadores autônomos têm a chance de abandonar a informalidade


Trabalhadores informais como sapateiros, costureiras, eletricistas, manicuras, pintores, entre outros, poderão ser Empreendedores Individuais (EI) e ter direito à Seguridade Social (aposentadoria, pensão, licença médica e demais benefícios) pagando uma quantia mínima de impostos, sem burocracia. Com o recolhimento mensal da Previdência Social, o empreendedor que até então trabalhava por conta própria passa a contar com um seguro, que garante a renda dele e de sua família em casos de doença, gravidez, prisão, morte e velhice. O EI é uma iniciativa do Sebrae e conta com o apoio da Prefeitura de Cabrália.

Outro ponto importante de estar com a atividade plenamente regularizada no EI é o acesso ao crédito na rede bancária. Afinal, uma coisa é dizer ao gerente de banco que trabalha por conta própria sem poder provar, e a outra é apresentar a documentação de inscrição no Empreendedor Individual (EI), comprovando que você tem um pequeno negócio regularizado. Os bancos Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste estão abalizados a fornecer crédito para esses novos empresários.

E as vantagens do EI não acabam por aí. Poder vender para outra empresa e até mesmo para o governo é uma grande oportunidade. Essas empresas precisam de notas fiscais para demonstrar a operação de compra. O mesmo vale para venda ao governo. A rigor, o microempreendedor não precisa emitir nota fiscal para a venda ou prestação de serviços ao consumidor final pessoa física. Exceto no caso de vender para outras empresas, as chamadas pessoas jurídicas. E ninguém vai querer perder negócio por falta de uma nota.

Esse foi um dos motivos que levou Janilton Novaes dos Santos, mais conhecido como Pipoca, a optar pela formalização de sua fonte de renda. Um verdadeiro faz tudo, daqueles que resolve qualquer problema em uma casa, Pipoca agora é um microempreendedor. “Trabalho há 10 anos com consertos, lutando contra dificuldades e muitas vezes perdendo clientes. Quando vi na tevê a propaganda do empreendedor individual procurei a Prefeitura e fiz meu cadastro. Agora tenho CNPJ e notas fiscais, posso prestar serviço para empresas e hotéis”, comemora.

Ainda conforme explica Pipoca, agora ele pode divulgar seu trabalho e oferecer mais qualidade aos seus clientes, que já estão aumentando. “Tenho hoje mais clientes e posso dar mais qualidade. Além disso, o pessoal do CEU (Centro Especializado Unificado da Prefeitura de Cabrália) me ajudou a imprimir cartões de visita e com o bloco de notas, ficou tudo mais fácil”.

A cabeleireira Rose Reis, de Coroa Vermelha, também está inscrita no programa Empreendedor Individual. “Agora eu tenho a segurança de ter saído da informalidade”, declarou a cabeleireira, que pretende usar as linhas de crédito que passou a ter acesso para investir em produtos para o salão e ainda aumentar a renda com a venda de cosméticos para as clientes.

De acordo com Patrícia Antunes, responsável pelos cadastramentos dos interessados, atualmente cerca de 40 pessoas já procuraram o CEU, para se tornarem empreendedores. “Várias pessoas poderão agora renovar seus negócios, gerando renda para o município”.

As inscrições no EI podem ser feitas em Santa Cruz Cabrália de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no CEU. O endereço é Rua Pero Vaz de Caminha, s/n – Centro. Telefone: 3282-1115.

Pipoca saiu da informalidade e hoje é um microempreendedor
Com crédito facilitado, Rose está ampliando seus negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário