segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sinal digital de primeiro mundo beneficia moradores do Guaiú

Prefeito acredita na gestão democrática e participativa, por isso chama a comunidade para o debate
O prefeito de Cabrália, Jorge Pontes e secretários de governo, estiveram no distrito de Guaiú, no dia 3/9, na Escola Filogônio Santos Alcântara, trazendo boas novas para os moradores do povoado. A partir de agora, graças a uma parceria públlico - privada entre a prefeitura, a Vivo, a Qualcom, a embaixada dos Estados Unidos e o Instituto Brasil Sustentável, a tecnologia 3G chega a todos no local, mas não é só isso, a comunidade vai entrar de vez na era digital com a inauguração de um infocentro, um dos frutos desta feliz parceria.
O prefeito fez questão de informar que o Programa Pescando com Rede 3G trouxe, ainda, outros benefícios para todo o município. O distrito ganhou um criatório de ostras e os pescadores terão acesso ao Barco Escola, que vai ensiná-los a utilizar programas específicos para a pesca, inclusive em alto mar. Além é claro, de contar com um sinal para utilização de telefone celular e internet, melhor que o da sede. A parceria traz também melhorias para toda Cabrália, a comunidade de pescadores ganhará mais um criatório de ostras em Coroa Vermelha, uma nova sede e um telecentro com 18 computadores e um barco escola.
Uma nova escola e uma quadra poliesportiva, com recursos próprios, foram outras novidades divulgadas no encontro pelo prefeito, que agradaram os moradores de Guaiú. “A obra começará ainda este ano. Queremos dignidade e qualidade para todos os estudantes de Guaiú”, explicou o prefeito. Segundo ele, não fosse a alternância de governo a escola já estaria sendo construída. “Arrumamos a casa, pagando dívidas de administrações passadas e colocando tudo em ordem. Estávamos em via de fechar diversos convênios, que iriam beneficiar a cidade, ainda antes das eleições. Agora teremos que esperar o término do pleito para dar início às licitações e tocar essas obras a diante”.
Serão muitas as novidades positivas para cidade em um futuro próximo. “Com a retomada dos convênios, que chegam ao valor de 6 milhões, a Saúde, a Educação e a Cultura de Cabrália começarão uma nova fase. Esses convênios são uma parceria com os governos federal e estadual, que não seriam possíveis se não tivéssemos regularizado as finanças do município”.

Ouvindo o povo

Pontes ressaltou que o prefeito e sua equipe são servidores do povo, por isso têm o compromisso de atender as suas reivindicações e transformando o encontro em um fórum de discussão, prova de uma gestão democrática, abriu espaço para que os moradores do povoado explanassem suas dúvidas e relatassem todos os problemas enfrentados pelo distrito.
Abrindo o debate, representantes da Associação de Moradores do Guaiú, entregaram ao prefeito um abaixo assinado solicitando mais um policial para o distrito. Problema que atinge a todo o Brasil, o prefeito fez questão de afirmar que irá se empenhar em cobrar do governo do estado, mais policiais. “O governador Jaques Wagner prometeu contratar 3 mil novos policiais militares. Esperamos que assim Cabrália possa contar com novos homens”. O prefeito falou também de uma parceria com o governo federal que irá iluminar a entrada de todos os distritos. “Luz é segurança”, reforçou.

Educação é prioridade

Os moradores também pediram ao prefeito e seus secretários, um novo frízer para armazenar a merenda. “Fico muito feliz com esse pedido, pois significa que hoje temos uma merenda de qualidade, não apenas alimentos pré-cozidos, mas um bom cardápio”, declarou. Quanto a compra do frízer a secretária de Educação, Terezinha Almeida afirmou que ela será feita. “Está na nossa lista de prioridades, vamos comprar com a verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”.
Os moradores se mostraram preocupados, ainda, com o transporte escolar, conforme relataram os ônibus estão carecendo de reformas. “Vamos renovar a frota, utilizando o programa do governo Lula, Caminho da Escola”, revelou a secretária. A diretora da escola fez questão de dar seu depoimento, Girlane......, afirmou que acredita na secretária e no prefeito. “Como nossa máquina de xérox e os computadores que recebemos, acredito na melhora do ensino em nosso distrito”.

Saúde para todos

A comunidade de Guaiú pediu que o atendimento nos postos de saúde seja reavaliado, de acordo com os usuários, são necessárias reformas e extensão do horário de atendimento. “É meta de nosso secretário, que os postos de saúde atendam nos horários de manhã e tarde. Em Guaiú, devido a peculiaridade de ser uma zona rural, o atendimento será realizado das 8h às 15h”, contou o Dr.Sebastião, coordenador Odontológico.
Um relatório também está sendo feito, para revitalizar os postos de saúde e os consultórios odontológicos. “Até o final do ano serão entregues 4 novos PSFs para a cidade”.

Infraestrutura

Sobre os anseios dos moradores do povoado de um porto, para atracar seus barcos, de novas lixeiras, quebra-molas e abrigos de ônibus, o prefeito pediu que o novo administrador do distrito, Nicolau, tomasse nota e repassasse tudo ao secretário de Obras, Fernando Oliveira. “Vamos estar sempre atentos e com vigilância e ações rápidas vamos transformar Guaiú”.

 Prefeito fala e ouve a comunidade


Além do Prefeito Jorge Pontes e Secretários Municipais, o Vereador Fabiano também participou da reunião com a população do Guaiú
 Secretária de Educação Terezinha Almeida entre a diretora da Escola do Guaiú (Girlândia) e Dona Janete Pontes
O Secretário de Agricultura, Lannes Almeida, fez uso da palavra
 População teve oportunidade de dialogar com o Prefeito e os secretários

Nenhum comentário:

Postar um comentário