sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cabrália realiza 1º Encontro de Educação de Jovens e Adultos

 As novas tendências para a educação de jovens e adultos: este foi o tema do 1º encontro de Professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Santa Cruz Cabrália. O evento reuniu professores, diretores, coordenadores e demais profissionais que trabalham na EJA e no TOPA (alfabetização de jovens e adultos) na última quinta-feira (23) na Escola Victurino Figueiredo, em Coroa Vermelha.
O encontro foi organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, que não mediu esforços para que a reunião fosse um sucesso, cuidando carinhosamente de todos os detalhes como música ao vivo na recepção do público, coquetel de encerramento, material gráfico e, principalmente, na escolha da palestrante: a pedagoga Rita Sandra de Jesus, especialista em gestão educacional e em educação de jovens e adultos.
A palestra trouxe à tona temas como políticas públicas voltadas à educação de jovens e adultos, dificuldades, desafios, mudanças, entre outros. Tudo de forma leve e bem humorada, envolvendo o grupo com dinâmicas, vídeos e canções com referência ao dia a dia das escolas, motivando a reflexão dos profissionais sobre o trabalho em sala de aula.
A secretária de educação, Terezinha Almeida, disse que este é apenas o primeiro encontro e não vai parar por aí. Conforme declarou, os jovens e adultos têm outras expectativas e a escola precisa inovar, agregar novos valores. “Conheço as dificuldades de perto e peço um voto de confiança nesta nova equipe que está assumindo a educação no município, porque com certeza são pessoas que levam a educação com muita seriedade”.
Um dos grandes avanços da Educação de Jovens e Adultos em Santa Cruz Cabrália foi a criação de uma coordenação específica para EJA, agregando a profissional Verônica Rosa Pereira a partir do mês de agosto à equipe. E foi a nova coordenadora que anunciou a adesão da EJA do município ao PNLD (Programa Nacional do Livro didático). “O problema da falta de livros acabou. Em março os livros estarão nas mãos dos alunos. Este já é o primeiro passo para a mudança da EJA em Santa Cruz Cabrália”. A coordenadora informou que os professores têm até o dia 4 de outubro para escolher os livros didáticos que serão adotados em 2011.
Para a diretora da Escola Victurino, Marideise Presende, as dificuldades da EJA são grandes e capacitações como esta são muito importantes. Também sugeriu ampliar a divulgação da EJA na comunidade para que mais pessoas possam concluir seus estudos.
Participaram da composição da mesa: Terezinha Almeida (secretária de educação), Verônica Rosa Pereira (coordenadora da EJA), Marideise Presende (diretora escolar), Isabel Ferrari (representando os professores da EJA), Angélica Lyrio (diretora municipal de ensino), Oldack Lyrio (representando o Conselho Municipal de Educação), Márcia Aparecida Silva (representando o TOPA) e o secretário de agricultura e pesca Lannes Almeida (representando o prefeito Jorge Pontes). Além deles, foi registrada a presença do secretário de saúde, Dr. Márcio Rocha e equipe de saúde, além da coordenadora da EJA de Porto Seguro, Janilda Selma Rebouças.
Credenciamento
Música ao vivo
 




Palestrante Rita Sandra de Jesus
Dr Márcio Rocha e equipe da saúde

Terezinha Almeida, secretária de educação
Lannes Almeida, secretário de agricultura e pesca
Secretária de educação e equipe: Angélica, Márcia e Virgínia
Verônica Rosa Pereira, coordenadora da EJA / Santa Cruz Cabrália

Nenhum comentário:

Postar um comentário