segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Moradora de Cabrália representa a dança em seminário internacional


A dançarina e professora de dança, Roberta Carneiro, esteve na capital representando o Território do Extremo Sul, no Seminário de Economia da Dança: fluxos colaborativos de gestão para a mobilidade na América Latina. Moradora de Cabrália, Roberta terá agora a importante missão de mapear a dança em toda a região. Para isso contará com o apoio da prefeitura de Cabrália, através da Secretaria de Cultura e Comunicação.
O evento foi realizado pela Rede Sulamericana de Dança (REDSD) e a Plataforma Internacional de Dança (PID), entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro e contou com a presença de gestores culturais de todos os países de América do Sul, visando à colaboração na coordenação de ações e programas que beneficiem a mobilidade e a integração cultural na região em relação à linguagem da dança. O Seminário teve como principal apoiador a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
A REDSD e a PID são organizações que trabalham para o desenvolvimento da dança na América Latina. Esta iniciativa é parte das ações contínuas que o Programa de Mobilidade REDSD 2010-2012 organiza em função de identificar ações, projetos e políticas públicas de fomento ao diálogo e ao intercâmbio de trabalhos latino-americanos. A primeira discussão sobre este tema foi em 2008, durante o Festival Panorama de Dança no Rio de Janeiro, onde o Seminário que chegou à Bahia em 2009 foi então realizado.
Além de expositores brasileiros como Gustavo Vidigal (secretário-geral do Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura – MinC), Marcelo Bonés (diretor do Centro de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE), Lorena Pinto Coelho (assessora de Economia da Cultura da SecultBA), Alexandre Molina (diretor de Dança da FUNCEB), nomes de referência na área da economia da dança da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Peru, Uruguai e Venezuela estiveram presentes no evento.
O seminário contou também com a participação de gestores de outros estados brasileiros (São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro) e 14 mobilizadores de dança do interior da Bahia, que participaram de uma capacitação para o desenvolvimento de ferramentas para o trabalho em rede, a ser realizada na Escola de Dança da FUNCEB. “Voltamos com o dever de casa de realizar um censo da dança. A mim coube levantar os dados do Extremo Sul”, declarou a gestora, que pretende contar com o apoio das administrações municipais para realizar a tarefa.

 Abertura do Seminário
 Roberta Carneiro com Alexandre Molina (diretor de Dança da FUNCEB)
 Gestores do interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário