sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Comunidade pesqueira comemora nova linha de crédito em Cabrália


A comunidade pesqueira de Cabrália teve a chance, graças ao esforço da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, de se reunir no dia 9/9, com o superintendente do Ministério da Pesca, na Bahia, Onildo Lustosa e com a representante da Sedes, Maiana. O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas sobre o Programa Revitaliza, que destina verba para consertar, equipar ou substituir embarcações e sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), onde a produção de agricultores familiares, o que inclui o pescado e os mariscos, serão compradas e doadas a instituições de caridade.
O prefeito fez questão de ressaltar que o atual governo federal tem investido muito no setor pesqueiro, a criação do Ministério da Pesca, é um exemplo. “Temos a maior costa pesqueira da América Latina e não a aproveitamos, por isso ações como estas são tão importantes. A união de nossos pescadores já possibilitou bons frutos, como a parceria entre empresas privadas, o Instituto Brasil Sustentável e a prefeitura, que trouxe para a cidade o Pescando com Redes 3 G. Esse governo, como o nosso, olha por quem precisa”.
Já o secretário de agricultura, Lannes Almeida, afirmou que a comunidade pesqueira entra em uma nova fase em Cabrália. “A mudança vem dos próprios pescadores, que mostram vontade e união. Vamos investir na pesca artesanal, eliminando o atravessador e dando novas opções de crédito para os pescadores". O diretor de pesca, Cláudio Xepa, reforçou a importância de focar em novas idéias: “reuniões como essa são necessárias para transformarmos a pesca na cidade e gerar novas fontes de renda para as famílias que vivem da pesca”.
O superintendente também ficou impressionado com a organização dos pescadores e das marisqueiras. Uma prova foi a participação maciça das entidades que representam o setor, como a Gadape, a Associação de Pescadores Pataxó, a Copesca e a Colônia Z 51. “É gratificante poder participar de encontros como estes, o Ministério está a disposição dos pescadores”.

Impulsionar para crescer

O diretor de pesca, explicou aos pescadores, como irá funcionar a linha de crédito do Revitaliza. “Os investimentos chegarão a 1 milhão de reais e os financiamentos variarão entre 10 mil e 130 mil reais. Com a vantagem de três anos de carência e 10 anos para o pagamento”. Além disso, informou que para participar os pescadores tem que ter uma embarcação, carteira de pescador, declaração de aptidão ao PRONAF (Dape) e termo de anuência do barco.
O valor do empréstimo irá variar de acordo com avaliação da renda de cada um. Os empréstimos serão feitos, no estado, pelo Banco do Brasil e pelo Banco do Nordeste.
Representando as principais dúvidas dos pescadores, Lora, presidente da Colônia Z 51, relatou ao superintendente que a comunidade pesqueira tem dificuldades na hora de conseguir empréstimos nas instituições financeiras. “Temos problemas na hora de tentar receber o Pronaf, precisamos de acesso ao crédito”. De acordo com o superintendente, o financiamento do Revitaliza não tem nenhuma ligação com outros e os pescadores poderão ser contemplados.

Pioneirismo

Sobre o PAA, a representante da Sedes, anunciou que Cabrália deverá ser pioneira com a comercialização de pescado e mariscos. “Pela união da categoria, acho que Cabrália será a primeira cidade em que compraremos pescado, além de produtos rurais”. Ainda de acordo com Maiane, poderão ser comprados R$ 4.500,00 reais em produtos, de cada produtor.











2 comentários:

  1. O município está de parabéns.
    Os pescadores merecem agora uma secretaria da pesca, onde nosso amigo XEPA deveria ser o secretário, ele tem lutado muito pela classe.
    Tenho fé que a próxima conquista será o departamento da pesca virar Secretaria, acompanhando assim o MPA.

    ResponderExcluir
  2. XEPA QUEM GABA O TOCO E A CURUJA.
    SEM A REAL PARTICIPACAO DOS PESCADORES
    E PESCADORAS, DIRETORIA DE PESCA OU
    SECRETARIA NAO TEM NENHUM SENTIDO EM
    SANTA CRUZ CABRALIA.

    PESCADOR PROFICIONAL

    ResponderExcluir