quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Entrevista do prefeito Jorge Pontes ao jornal "O Farol"


Depois das turbulências políticas que culminaram na queda do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes, que ficou afastado do cargo por pouco mais de um mês, numa ação diabolicamente arquitetada por um grupo político de oposição ao seu governo, as coisas começam a voltar ao normal na cidade. Com a volta definitiva de Pontes, decisão já consolidada pela justiça, a administração pública da cidade toma novo rumo. Mudanças no governo, projetos paralisados voltando a pauta, obras em execução, educação e saúde funcionando num ritmo acelerado, tudo se encaixando de acordo o plano de governo elaborado pelo prefeito e sua equipe.
Jorge Pontes falou com exclusividade ao O Farol. Pontes fez questão de não falar do passado. Para ele o que aconteceu em Cabrália são “águas passadas”. “O que importa daqui para frente é o que temos a oferecer ao nosso povo. O que temos que fazer é promover o desenvolvimento do município, construir obras que venham melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse.
O gestor cabraliense continua convicto de que se faz necessário quebrar paradigmas. “Nós assumimos a administração do município com o objetivo de implantar um modelo diferente de governar. Mas sabíamos desde o início que levaria tempo para promovermos as mudanças. O povo já estava acostumado com administrações retrógadas, corruptas, viciadas, onde o gestor administrava para alguns seus favorecidos enquanto a maioria da população, especialmente daqueles que mais necessitam das ações do Poder Público, quer na saúde, na educação, em moradia, em saneamento e tantas outras, ficava a mercê das mínimas sobras. Nós implantamos um modelo diferente de governar, e vamos continuar nesse objetivo, pois já percebemos que a população começa a dar sinais de que está entendendo nossas intenções”, enfatizou o prefeito.
Fazendo parte desse novo modelo adotado pelo prefeito de Cabrália está o Orçamento Participativo, do qual Jorge fala com entusiasmo. “Nós implantamos o Orçamento Participativo, a oportunidade que a população tem de indicar suas prioridades; participar efetivamente das diretrizes do governo. Em 2009 fizemos isso, convocamos a população e mostramos a oportunidade de a mesma conhecer seus direitos, participando, sugerindo , enfim; mostramos a população como se administrar com todos e para todos. No primeiro ano de nosso governo, não tivemos como promover as mudanças por nós apregoadas, pois trabalhamos com o orçamento aprovado pela administração anterior. Em 2010, quando começávamos a colocar em prática grande parte do nosso plano de governo, veio a instabilidade causada por meia dúzia de interesseiros. Assim que obtivemos a decisão final da justiça, entramos no período eleitoral, quando, na política, todos os olhos estão voltados para as eleições. Mas, a partir do próximo mês, estaremos iniciando uma série de obras em nosso município. São seis milhões de recursos alocados para setores importantes, como educação, infraestrutura, saúde, esporte e laser. Estaremos dando início a construção de uma praça modelo no Brasil; a Praça da Juventude, composta de área de laser e de várias modalidades esportivas. Também estaremos iniciando construção de duas escolas, sendo uma na sede do município; a Nair Sambrano e outra no povoado de Guaiú. Quatro postos de saúde já estão com recursos garantidos para serem construídos e pavimentação de várias ruas. É isso que o povo espera do seu governo. É isso que o povo precisa e nós vamos proporcionar a todos; a alavancada do desenvolvimento de Cabrália, de olho no bem estar das pessoas, especialmente das mais carentes”, salientou Pontes.
Jorge Pontes falou das mudanças. “È comum em todo governo haver mudanças. Felizmente temos vários parceiros prontos a atenderem o nosso chamamento. Mudanças não significam incompetência nem erros nas escolhas. Tudo é uma questão de perfil, muitas pessoas têm conhecimento técnico mas não tem o dom de gestão. Outras têm gestão, mas não dispõem de conhecimentos técnicos, daí, que se faz necessários a promoção de mudanças na equipe, sempre no segundo ano da administração.
Nosso governo vai seguir cumprindo os compromissos assumidos com a população. Não vamos titubear diante das críticas infundadas de quem só quer ver o atraso, por ter promovido o atraso. Não vamos nos acovardar diante de ameaças e mentiras de opositores que querem voltar ao poder para continuar destruindo o bem do povo, promovendo a desordem em favor de meia dúzia de apaninguados”.
Finalizando a entrevista Jorge Pontes disse acreditar na eleição da candidata a presidenta Dilma e na reeleição do governador Jaques Wagner. “Tenho convicção de que teremos continuidade no brilhante governo do presidente Lula com a eleição de Dilma Rousset, assim como na reeleição do nosso governador. E aproveito a oportunidade para conclamar a nossa população a elegermos nossos representantes na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados, apresentados por nós, pois se trata de pessoas comprometidas com o desenvolvimento do nosso município”, finalizou o prefeito Jorge Pontes.

Por Gil Rocha – Jornal O farol
Leia também a edição impressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário