sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pescadores Pataxó são capacitados e se tornam agentes multiplicadores

A Secretaria estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio do projeto Pescando Renda e da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA), em parceria com a prefeitura de Santa Cruz Cabrália através da Secretaria de Agricultura e Pesca capacitou cinco membros da tribo Pataxó, em Coroa Vermelha.

Os pescadores vão atuar como agentes multiplicadores nas suas comunidades. Conhecimentos sobre navegação oceânica, equipamentos náuticos, funcionamento e manutenção de motores, carta náutica, uso do GPS, além de manutenção de fibra de vidro foram postos em prática em duas embarcações completas de pesca oceânica doadas pela Sedes, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado, em 2005, com o Ministério Público Federal (MPF), e cumprido pelo Governo do Estado este ano.

Comunidades tradicionais

A capacitação realizada, no Estaleiro da Fundipesca, em Camaçari e ensinou aos pescadores a manejar e manter as embarcações. “O que estamos fazendo é uma ação de reparação para com os indígenas, um dos segmentos dos povos e comunidades tradicionais, que foram marginalizados”, destacou a secretária do Sedes, Arany Santana.

De acordo com o presidente da Associação de Pescadores Indígenas Pataxó (Apip), Aloísio Matos Oliveira, as embarcações e a capacitação foram um grande avanço, para a comunidade que tem a pesca como sua principal fonte de renda. “A iniciativa demonstra o compromisso com os índios, com apoio à pesca artesanal e também com o cuidado com o meio ambiente”, esclareceu o líder pataxó.

Participaram do curso o pescador e vice-presidente da Cooperativa de Habitação de Cora Vermelha, Elias Oliveira, o tesoureiro da Apip, Almir Sizenando Santos Filho, o integrante do conselho fiscal do órgão, Joaquim Alves Belo e o pescador e mergulhador Ledivaldo Santos de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário