quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Semana do Idoso de Cabrália aposta na melhor idade


A Prefeitura de Cabrália, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, comemora a Semana do Idoso, desde o último dia 24. O evento, encerrado no dia 29, contou com vasta programação, contando com diversas palestras e atividades para os idosos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Ainda através dos CRAS a melhor idade participou de atividades físicas, assistiu apresentações do Projovem e realizou uma confraternização especial.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janete Pontes, a finalidade da semana é valorizar o idoso do município, fazendo com que os demais segmentos da sociedade e o próprio idoso percebam que a vida não se encerra aos 60 anos. "Muito pelo Contrário. A experiência e os conhecimentos, acumulados durante toda a vida de uma pessoa, são importantíssimos para as novas gerações", disse a secretária, que sempre sonhou em desenvolver trabalho com idosos e crianças.
Para abrir a semana de eventos, os idosos receberam os alunos do quarto período da Faculdade de Ciências Médicas de Coroa Vermelha, que realizaram diversas atividades específicas para a idade, como relaxamento, dicas de cuidados com a saúde e nutrição, controle de peso, glicemia e pressão arterial. Conforme informa a coordenadora do CRAS, Edna Maria Carlos de Jesus, a programação incluiu diversos temas que foram abordados nas palestras, como nutrição e alimentação saudável e atividades físicas. “Eles merecem nossa atenção, quem chega a essa idade tem experiência de vida. Eles são nossas raízes e nossa memória”.
Para a nutricionista, Andria Araújo Marques, ações como estas incrementam a qualidade de vida dos idosos e os tornam ativos e participantes da vida social e familiar. “São dicas simples que podem aumentar o conforto e a saúde deles. O alimento é medicamento e o medicamento é o alimento”.

Alegria de uma vida bem vivida
Para Antônia da Conceição, que segundo conta nem lembra mais de sua idade, só sabe que tem mais de 80 anos, a criação do grupo de idosos do CRAS, denominado “As meninas e os meninos”, foi um verdadeiro presente. “Eu não saía de casa, quase, tinha dificuldade de andar, hoje, por meio das atividades físicas que pratico toda a semana e do que aprendo nas palestras sou outra pessoa, mais ativa e feliz”, ressaltou, com os olhos cheios d’água, dona Antônia, que foi a primeira a fazer parte do grupo.
“Bom demais”, assim se referiu a Semana do Idoso e ao grupo da melhor idade, Alice de Aguiar, 77 anos. “Essa foi uma grande atitude de Jorge Pontes. As aulas e as atividades são ótimas, sem contar que o professor de educação física é lindo”, declarou entre risos a participante do grupo.
Com 7.8, como faz questão de contar Dalva Maria de Jesus, o grupo foi a chance de dar um novo rumo a sua vida. “Ficara em casa, dias e dias, sem fazer nada. Agora sinto que posso tudo, tenho vontade de fazer as coisas. Foi Deus que guio a secretária a nos dar essa oportunidade”.
Valdecir Batista, de 62 anos, vê no grupo e em ações como a Semana do Idoso a oportunidade de fazer o que mais gosta: aprender. “É muito bom e importante para a gente. Participar é uma forma de aprender sempre mais”.

Mesclando gerações
Para os adolescentes que fazem parte do Projovem, participar de eventos como este é muito gratificante. É uma maneira de trocar experiências e também de homenagear os idosos. Os jovens recitaram textos e cantaram músicas, na confraternização do grupo. “A gente aprende muito com eles, com sua experiência e sabedoria. No futuro também chegaremos a essa idade, por isso precisamos respeitá-los”.

Alunos do 4º Período da Faculdade de Ciências Médicas na abertura da Semana do Idoso





Secretária Janete Pontes entrega lembrança para a primeira idosa a fazer parte do grupo







Adolescentes do Projovem prestam homenagem aos idosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário