quarta-feira, 7 de março de 2012

Comitiva participa de reunião com secretário da SEDES e traz benefícios para o setor pesqueiro de Cabrália


Atendendo a um convite do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, o município de Santa Cruz Cabrália enviou uma comitiva para Salvador no início do mês de março para tratar das demandas do setor pesqueiro.
A pauta principal da reunião foi a segunda etapa do Projeto Pescando Renda, que em 2011 contemplou o município com duas embarcações que foram destinadas à Associação de Pescadores Indígenas Pataxó de Coroa Vermelha (APIP). Os representantes do município aproveitaram a oportunidade para destacar a importância desta conquista à comunidade e reforçar o pedido de mais três embarcações, que foi encaminhado através de ofícios, juntamente com o pedido de cursos de capacitação para os membros da associação.
Os participantes da reunião conseguiram muito mais. Além dos encaminhamentos, foram contemplados com dois freezers e duas balanças digitais, que foram doadas à APIP e à Colônia de Pescadores Z-51e deverão ser entregues até a próxima semana aos pescadores.
Bastante satisfeito com o avanço do setor pesqueiro no município, o diretor municipal de Pesca, Cláudio Mendes Xêpa, agradeceu o apoio do prefeito Jorge Pontes e da secretária de Educação Terezinha Almeida, que foi fundamental para o deslocamento da comitiva. “Os resultados deste encontro foram muito positivos. Além de conseguirmos benefícios para a comunidade pesqueira, ainda fomos elogiados pelo secretário da SEDES, que destacou a repercussão positiva nas ações que vem ocorrendo no setor de pesca de Santa Cruz Cabrália”.
Vale destacar que a pesca em Santa Cruz Cabrália tem passado por uma verdadeira revolução. Dentre as principais conquistas, destacamos o Projeto Pescando com Redes 3G, uma parceria da prefeitura municipal com as empresas Qualcomm, USAID, Telefônica/VIVO, ZTE do Brasil e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS/ responsável pela execução do projeto), através do qual os pescadores passaram a ter acesso à mais alta tecnologia para desenvolverem suas atividades, cursos de capacitação, implantação de cultivo de ostras, cultivo de polvo, além da implantação de Telecentros, casa do pescador, fábrica de gelo, unidade de beneficiamento do pescado, entre outros avanços, incluindo a reforma da tarifa em dezembro de 2011.

Abaixo, algumas fotos da reunião:

 Deuputado Estadual José Raimundo Fontes - PT, falando da importância do projeto Pescando Renda
 Diretor de Pesca Claudio Mendes (Xêpa) agradecendo ao Secretário da SEDES Carlos Brasileiro e reivindicando mais embarcações para comunidade
 Geraldo Aquino, coordenador do projeto Pescando Renda, do Governo do Estado
 Participação de várias lideranças da Pesca da Bahia
 Partipação da mesa Secretário de Desenvolvimento Social e combate a`pobreza Carlos Brasileiro; o Deputado Estadual José Raimundo Fontes; o Deputado Federal Waldenor Pereira Filho
 Presidente da Associação APIP com representante da Fundipesca
 Presidente da Associação de Pescadores Indígenas agradecendo a mesa o recebimentod das embacarções e entregando documentos da Associação e do Prefeito Jorge Pontes.
 Presidente da Colônia Rio Vermelho (Salvador), Diretor de Pesca de Cabrália Cláudio Mendes (Xêpa) e representante da FundiPesca
 Representante da comunidade de pescadores indígenas participando da reunião
Superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar - Elane Ferraz
Comunidade pesqueira de Cabrália foi contemplada com dois freezers e duas balanças digitais

Nenhum comentário:

Postar um comentário