terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pescadores de Cabrália terão Fábrica de Gelo

Já está instalada no município de Santa Cruz Cabrália a fábrica de gelo conseguida graças à parceria entre Prefeitura, através da Diretoria de Pesca, Colônia de Pescadores Z-51 e Ministério da Pesca e Aquicultura.
A aquisição faz parte do Projeto Apoio à Cadeia Produtiva do Pescado Proveniente de Pesca Artesanal, através do qual o município foi contemplado com a fábrica que tem capacidade de produzir 1,2 toneladas de gelo por dia.
A fábrica de gelo funcionará na Rua da Embasa, bairro Capitão Luiz de Matos. Embora a localização ideal fosse à beira do cais, não havia como disponibilizar um espaço para a fábrica nessa área dentro dos prazos estabelecidos pelo Ministério, sendo decidido em reunião entre a prefeitura e a diretoria da Colônia que o bairro Capitão Luiz de Matos seria o local mais indicado, uma vez que concentra grande número de pescadores, catadoras de camarão e ambulantes, que serão os principais beneficiados com o gelo produzido.
Para que a fábrica fosse instalada, foi fundamental a contrapartida da Prefeitura, que cedeu o terreno e todo material necessário à implantação da estrutura (caixa de brita, poste para padrão trifásico, instalação de água e cerca). Com isso, o município ficou apto a receber os equipamentos no valor de R$ 258.713,32.
A fábrica de gelo em breve estará em pleno funcionamento, estando dependendo apenas da vinda de um técnico do MPA para a vistoria e análise dos equipamentos. A inauguração está prevista para a segunda semana de setembro e a administração da fábrica ficará a cargo da Colônia Z-51, a fim de que a comunidade pesqueira tenha mais uma alternativa de renda.


Terreno cedido pela Prefeitura sendo preparado para a instalação da fábrica






2 comentários:

  1. Mais uma vez venho parabenizar nosso companheiro Xepa, fantástico o trabalho que ele vem desenvolvendo pra comunidade pesqueira de Santa Cruz Cabrália. Tenho certeza que seu trabalho será reconhecido.
    Desejo-lhe sucesso na sua luta por uma Cabrália melhor

    ResponderExcluir
  2. sou pescador de imperatriz-ma ganhemos tambem uma fábrica de gelo mais quando foram fazer areforma do predio a prefeitura retirou a fábrica e deram fim em todos os equipamentos .desde mais de 10 anos os pescadore não tem mais a fábrica; eu parabenizo esta colonia por um inisiativo para com os seus assosiados parabems..............susseso

    ResponderExcluir