quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Parceria de sucesso: Lançado o projeto Pescando com Redes 3G

Prefeito Jorge Pontes fala durante lançamento do projeto

CABRÁLIA - Foi lançado na última terça-feira (10) o projeto Pescando com Redes 3G, uma parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, Qualcomm, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), VIVO, ZTE do Brasil e Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS). A solenidade contou com a presença de representantes das empresas parceiras e do Prefeito Jorge Pontes, além de autoridades e pescadores locais.
O lançamento foi iniciado com uma visita à comunidade indígena Pataxó de Coroa Vermelha, onde está sendo implantado o projeto piloto sobre cultivo de ostras. No local foi feita uma apresentação do aplicativo com tecnologia 3G para monitoramento desse cultivo.
De lá, a comitiva seguiu para o porto de Cabrália, onde aconteceu a inauguração e entrega do barco escola para implantação de novas técnicas alternativas com a tecnologia 3G.
Barco equipado com dispositivos 3G para facilitar o trabalho dos pescadores

Em seguida, foram entregues os prédios da Colônia Z51 e Casa do Pescador, doação da Prefeitura Municipal através do Prefeito Jorge Pontes para implantação do projeto. No local funcionará o telecentro com 18 computadores para fornecimento de cursos com foco na inclusão digital de comunidades de pescadores artesanais, usando a tecnologia móvel 3G.
Dando continuidade ao evento, foi inaugurada a Estação Guaiamu, Torre da VIVO com tecnologia de ponta no Povoado do Guaiú, onde futuramente será implantado o projeto sobre cultivo de ostras, para contemplar a comunidade pesqueira local beneficiando todo o litoral norte de Santa Cruz Cabrália.
A tecnologia 3G trará não somente benefícios sociais aos pescadores, mas também irá fomentar a atividade pesqueira como um todo, uma vez que os profissionais da pesca terão acesso à previsão meteorológica, localização de cardumes, salinidade e pH da água, tudo em tempo real. Com aplicativos avançados, essas informações serão coletadas e divulgadas aos pescadores via satélite, facilitando o seu trabalho.

Fonte: http://www.radar64.com/ler.php?doc=8655

Leia mais sobre o Projeto em: http://www.pescandocomredes3g.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário