quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Prefeitura de Cabrália presta contas do segundo quadrimestre







Pela segunda vez em 2009, a câmara de Vereadores de Santa Cruz Cabrália foi palco da audiência pública de prestação de contas, desta vez do segundo quadrimestre de governo da atual gestão.
A sessão aconteceu nesta segunda-feira, dia 5, com a participação dos Vereadores Jonson Peixoto, Sinvaldo Viana e Luciano Monteiro, além do Prefeito Jorge Pontes, da Vice-Prefeita Professora Ozélia e Secretários Municipais, que junto com o público presente, assistiram à apresentação do sociólogo José Renato Melo, que através de slides falou sobre receitas e despesas públicas, demonstrando as receitas e despesas do município de Santa Cruz Cabrália no segundo quadrimestre do ano.
Os dados apresentados revelaram queda significativa na arrecadação, um reflexo da crise internacional que tem afetado a maioria dos municípios do país. Outro fator importante é a inadimplência, que impede que o município receba investimentos de convênios com o Governo Estadual e Federal. Além disso, a administração está pagando dívidas deixadas por governos anteriores, como o PIS/PASEP e INSS, e ainda os gastos com a folha de pessoal, que comprometem os recursos municipais além dos limites estabelecidos pela lei.
Encerrada a apresentação, Jorge Pontes teve a palavra e ressaltou a valorização da participação popular na atual gestão, citando a audiência pública de prestação de contas, que é uma determinação legal, e a chamada pública para elaboração do orçamento de 2010, feito de forma participativa.
Em seu discurso, o Prefeito também falou sobre a queda dos repasses do Governo Estadual e Federal, as dívidas herdadas que estão sendo renegociadas e os avanços que estão em curso, como a construção de dois postos de saúde (no Campinho e em Coroa Vermelha), calçamento de ruas do Campinho e Terra de Cabral, mais a construção de duas escolas (uma no Guaiú e o novo Nair Sambrano).
Antes do encerramento da sessão, o Secretário de Saúde, Dr. Paulo Badaró, falou sobre as dificuldades e avanços da Secretaria, destacando a marca de duas mil consultas especializadas realizadas no AME (Ambulatório de Especialidades), após dois meses de funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário