quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cabrália realiza I Conferência Municipal de Cultura







Cerca de cem pessoas participaram da I Conferência Municipal de Cultura de Santa Cruz Cabrália, evento que reuniu representantes de diversas entidades ligadas à cultura e membros da sociedade civil na última terça-feira, 6, na Loja Maçônica.
Para compor a mesa na cerimônia de abertura estiveram presentes o Prefeito Jorge Pontes, a Vice-Prefeita Professora Ozélia, o Vereador Jonson Peixoto, o Diretor do Arquivo Público Municipal Sidrach Carvalho, a Secretária de Cultura Terezinha Almeida e a representante Territorial de Cultura do Extremo Sul da Bahia, Raquel Galvão.
Sob o tema Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento, a Conferência proporcionou um proveitoso encontro entre cidadãos e representantes do governo, que tiveram a oportunidade de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidos nos próximos anos no município.
Os participantes se dividiram em cinco grupos de trabalho, de acordo com os seguintes eixos: 1. Produção Simbólica e Diversidade Cultural, 2. Cultura, Cidade e Cidadania, 3. Cultura e Desenvolvimento Sustentável, 4. Cultura e Economia Criativa e 5. Gestão e Institucionalidade da Cultura. Após a reunião, cada grupo apresentou seu relatório contendo proposições de âmbito Municipal, Estadual e Federal.
A Secretária de Cultura Terezinha Almeida afirmou que “este é o início de uma nova etapa para a cultura de Santa Cruz Cabrália”, destacando as potencialidades do município e a política de valorização da cultura que está sendo implantada.
Para Jorge Pontes, é necessário que Cabrália preserve a sua cultura e a sua História. “Se a educação é o corpo da sociedade, a cultura é a sua alma”, declarou o Prefeito, citando algumas ações de seu governo em prol do resgate da memória da cidade, como a aquisição de um computador para o Arquivo Municipal e o Desfile de 7 de setembro.
Mesmo sem energia elétrica, o público participou ativamente das discussões, contribuindo com sugestões que, postas em prática, trarão grandes benefícios não só para a cultura, mas para o município como um todo.
Dando continuidade aos trabalhos, os participantes prestigiaram a apresentação de dança indígena da tribo Pataxó e, em seguida, foram eleitos os Delegados que representarão Santa Cruz Cabrália nas Conferências Estadual e Nacional.
O encerramento do encontro aconteceu por volta das 17 horas, com um coquetel ao som do cantor Emanuel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário