sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Idoso morre a caminho do hospital e secretário de saúde esclarece os fatos


por: Narjara Carvalho

O jornal O Sollo recebeu na terça-feira, 20 de outubro, e-mail com denúncia sobre um senhor, cujo o nome não foi informado, de 78 anos que teria morrido na última segunda-feira (19) a caminho do hospital de Porto Seguro. Segundo o relato do e-mail, o senhor não foi atendido no hospital de Santa Cruz de Cabrália porque a unidade não tinha oxigênio e a única ambulância estaria quebrada.

Procurado por nossa redação, o secretário de Saúde do município, Paulo Badaró, convidou a equipe do O Sollo que esteve em Cabrália apurando o caso. Na manhã de hoje (22), Badaró recebeu a reportagem em sua sala, afirmou estar ciente do caso e disse ter aberto um inquérito administrativo para confirmar se houve ou não erro do hospital. Apesar disso, o secretário fez questão de ressaltar que o paciente não foi atendido por nenhum funcionário porque, segundo informações obtidas por ele, os familiares decidiram levá-lo para Porto Seguro depois de ouvirem boatos de que não havia oxigênio e a ambulância estaria quebrada. Com isso, o senhor teria falecido dentro de um automóvel particular a caminho de Porto Seguro.

Após o relato, Badaró negou a falta de material e disse que a ambulância está funcionando, fato confirmado por nossa equipe durante uma visita ao hospital. Além disso, o secretário ressaltou que a prefeitura tem uma parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Seguro. Pelo acordo, quando o hospital de Cabrália recebe um paciente grave que necessita de transferência acompanha por médico, o Samu da cidade vizinha faz a remoção. Ou seja, segundo Badaró, o hospital de Cabrália poderia ter atendido o paciente e, caso o médico solicitasse, ele seria transferido para Porto Seguro em uma unidade do Samu. Todas essas informações foram confirmadas também pelo diretor clínico do hospital, Dr. Bruno Pessoa. O diretor contou que a médica plantonista no dia 19, Dra. Marli Mara, saiu de sua sala para atender o paciente, mas quando ela chegou do lado de fora do prédio, o carro da família já havia partido.

Ainda assim, Paulo Badaró não deixou de confirmar a precariedade do funcionamento da secretaria de Saúde de Cabrália. Para ele, a Saúde do município encontra-se em “situação de penúria desde a gestão passada”. O secretário explicou que o município está inadimplente com suas contas, por isso, fica impedido de tomar uma série de providências necessárias e urgentes, entre elas, a reforma do hospital. Apesar disso, Badaró disse que já existe um encaminhamento para o governo estadual informando sobre a necessidade de uma revitalização no hospital. De acordo com Badaró, a reforma será feita em parceria com a iniciativa privada porque o município não dispõe de verba própria.

Inaugurada em julho deste ano, “policlínica” de Cabrália atenua a situação de “penúria” do sistema de saúde do município

Ainda na mesma entrevista, Paulo Badaró apresentou para nossa equipe o trabalho no Ambulatório de Especialidades (AME), inaugurado em 24 de julho deste ano. Com 12 especialidades, de ginecologia à fisioterapia, a clínica atende crianças e adultos que chegam com encaminhamento do hospital ou do Posto de Saúde da Família (PSF).

De acordo com Badaró, a inauguração desse centro de atendimento só foi possível graças à parceria com uma ordem de freiras holandesas, proprietária do imóvel. A organização ofereceu o espaço físico e a prefeitura entrou com a contratação de pessoal e compra de equipamentos e material. A diretoria de clínica informou que, desde a inauguração até o início de setembro, já foram feitos cerca de 2.000 atendimentos.

Fonte: Jornal O Sollo
http://www.jornalosollo.com.br/noticia.php?id_noticia=3310&secao=Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário