sexta-feira, 23 de outubro de 2009

CABRÁLIA NA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE AQUICULTURA E PESCA











BONS VENTOS PARA O SETOR

Os dois mil delegados participantes da 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca aprovaram o texto base que servirá de referência para nortear as decisões sobre políticas públicas voltadas para o setor nos próximos anos.
O município de Santa Cruz Cabrália foi bem representando por meio dos Senhores: Cláudio Mendes (Xêpa), Diretor de Pesca e Representante do Poder Público Municipal do Extremo Sul da Bahia e pelo Sr. Leidivaldo dos Santos, membro da Associação de Pescadores Indígenas Pataxós de Coroa Vermelha e Representante dos Pescadores Artesanais.
Várias propostas foram apresentadas e discutidas durante os debates nos grupos de trabalho e levadas à plenária. Entre os temas abordados na conferência tiveram destaques as proposições que consolidaram as políticas já adotadas, como a criação do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), ações na área social para melhoria da renda e as condições de trabalho, garantia territorial das comunidades tradicional da pesca, infra-estrutura para o setor e a aprovação da aposentadoria da pescadora aos 50 anos e do pescador 55 anos de idade, por entender que é uma profissão que tem um grau de periculosidade, que essa foi uma das propostas mais bem aplaudida pela plenária.
Na avaliação do Diretor de Pesca de Santa Cruz Cabrália, o evento foi oportuno para poder levar as dificuldades desse setor do nosso município, para chamar a atenção dos órgãos responsáveis no intuito de mudar a realidade social e econômica da nossa região.
“Essa conferência mostrou uma maturidade do Setor, pois é conversando que o setor se entende” (Cláudio Mendes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário