segunda-feira, 5 de abril de 2010

Professores de Cabrália recebem reajuste salarial

Primeira parcela do aumento já foi paga na folha de março

Após bem sucedidas negociações entre a Prefeitura e a APLB, os professores de Santa Cruz Cabrália entraram em acordo sobre o reajuste salarial para o ano de 2010.
Foram realizados vários encontros, inclusive com o setor contábil e controladoria municipal, a fim de se encontrar uma solução democrática e transparente, que ao mesmo tempo contemplasse a classe e estivesse dentro da capacidade financeira do município.
O Prefeito Jorge Pontes abriu as contas da Educação ao sindicato, disponibilizando planilhas detalhadas com todas as receitas e a folha de pessoal com informações nominais de cada servidor pago com recursos do Fundeb. Dessa forma o diálogo foi mantido sempre dentro das reais possibilidades do município.
Houve uma sequência de reuniões com a participação de representantes da APLB; da Procuradora Geral do município, Magaly Menezes; do Secretário de Educação, Evandro Abade e do Prefeito Jorge Pontes.
Por fim, foi acordado um reajuste de 13% retroativo a janeiro, que será pago em três parcelas já a partir do salário do mês de março, que os professores já receberam durante o feriado.
Ficou definido que os percentuais seriam pagos nos salários de março (7%), abril (mais 3% sobre o reajuste de março, totalizando 10%) e maio (mais 3% sobre o reajuste de abril, totalizando os 13%).
Este reajuste contempla as perdas salariais e ainda atinge o Piso Nacional de R$ 1024,00, vigente desde janeiro de 2010 e que passará a valer como salário base dos professores.
A classe também receberá os percentuais retroativos aos meses anteriores ao acordo salarial, que serão pagos a partir do mês de junho.
Outro ponto que ficou claro para os servidores é a confirmação do pagamento do mês de dezembro/2008, deixado em atraso pela gestão passada e que começará a ser pago em lotes a partir deste mês, começando dos menores até os maiores salários, até que todos sejam contemplados ainda em 2010.
O sucesso da negociação entre a Prefeitura e a APLB representa um importante avanço para a educação do município, que pela primeira vez em tantos anos de luta teve tamanha receptividade e acesso ao Poder Executivo para tratar da questão salarial. Conforme declarou o Prefeito Jorge Pontes, que também já foi professor, “estamos do mesmo lado, mas não posso vender ilusões. As perspectivas para 2010 são boas e vamos recorrer à união para que tenhamos condições de cumprir esta meta”.
Firmado o acordo, ficou agendada uma nova reunião entre a classe, o Secretário de Educação Evandro Abade e o Prefeito Jorge Pontes para o mês de julho, quando será feito um novo estudo com base nos valores atualizados do FUNDEB para se discutir um aumento real para os profissionais da educação.

Veja como ficaram os salários dos professores de Cabrália*:

Professor nível I:
Antes do reajuste: 1.201,88
Com a primeira parcela de 7%: 1.286,01
Com reajuste total de13%: 1.358,12

Professor nível II:
Antes do reajuste: 1.442,27
Com a primeira parcela de 7%: 1.543,23
Com reajuste total de13%: 1.629,77

Professor nível III:
Antes do reajuste: 1.730,72
Com a primeira parcela de 7%: 1.851,87
Com reajuste total de13%: 1.955,71

* Os valores acima não consideram benefícios recebidos por alguns professores, como quinquênio e dedicação exclusiva.

Prefeito Jorge Pontes em reunião com a APLB

Secretário de Educação Evandro Abade

Representantes da APLB tiveram acesso às contas da Educação e negociaram
reajuste de forma transparente e democrática

Nenhum comentário:

Postar um comentário