quinta-feira, 29 de abril de 2010

Após 100 anos, comunidade recebe água tratada

SANTA CRUZ CABRÁLIA - A manhã de sábado (24) foi de alegria para a comunidade de Ponto Central, lugarejo com cerca de 3.200 habitantes, no interior do município de Santa Cruz Cabrália.
Todos foram para a praça ver a solenidade de inauguração do sistema de água tratada, em um evento que contou com a presença de autoridades e parceiros do projeto. A obra, desejada pela população há quase um século, foi fruto de uma parceria entre Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, Veracel Celulose e Embasa - a estatal baiana de água e saneamento básico.

A empresa de celulose, cuja fábrica fica a cerca de 10 quilômetros da localidade, investiu aproximadamente R$ 700 mil no projeto, para trazer água tratada e de qualidade para a população. A prefeitura entrou com a mão de obra necessária para execução do serviço e com o maquinário. À estatal coube a orientação técnica.

Com 100 anos, Ponto Central convive com inúmeros problemas. O mais grave deles era a falta de água tratada. Como conseqüência, muitas pessoas contraíram doenças, marcas que ainda vão carregar por muito tempo.
É o caso de Dona Maria Antonia Januário, 64 anos, mais da metade deles vividos em Ponto Central, que se queixa de coceiras no corpo e chegou até a contrair uma hepatite. Mas agora ela está contente, pois água de qualidade está jorrando em suas torneiras.

'Hoje estou com vários tipos de doenças, por causa de uma água que não era tratada, vinha diretamente do rio, onde constantemente morrem vacas e outros animais. A outra opção que a gente tinha era pegar água da bica, mas essa água passa por debaixo do cemitério. Agora, graças a Deus, em minhas torneiras está caindo água limpa', disse.

'Esse projeto é fruto do diálogo e parceria entre a comunidade, a Veracel Celulose, a prefeitura de Cabrália e a Embasa. Esse é um dia histórico para Ponto Central. E essa reivindicação da comunidade aconteceu em 2008, quando nos reunimos com os moradores, que elegeram esse projeto como prioridade', disse o consultor socioambiental da Veracel, Renato Carneiro.

O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes, informou que o projeto de água tratada foi uma prioridade estabelecida dentro do orçamento participativo do seu governo.

'Era o principal anseio da comunidade, mas infelizmente governos anteriores não deram importância', enfatiza Pontes, que chamou a Veracel para sua responsabilidade social.

'A excelência da Veracel não pode ficar isolada em uma ilha. Ela tem de transbordar para a comunidade, trazendo benefícios sociais. E não só gerar lucros para os europeus', falou.

A Embasa já assumiu a operacionalização do sistema, que inicialmente está em fase de testes. 'Dentro de 15 dias vamos entrar em operação plena. E esse é um sistema integrado. Estamos trazendo para Ponto Central água tratada da estação já existe em Barrolândia. Futuramente colocaremos um ponto de atendimento aqui’, frisa o gerente regional, Gilmar Costa.

Fonte: site Radar 64
http://www.radar64.com/ler.php?doc=7873

Assista aos Vídeos:

Kits Escolares - http://www.radar64.com/ler.php?doc=7880

Mutirão da Cidadania - http://www.radar64.com/ler.php?doc=7906


MAIS FOTOS DA AÇÃO:

- Cabeleireiras e Manicures prestam serviço gratuito à população


- Bolsa Família


- Fotos 3x4 gratuitas para documentos




- Projovem em Ação: recreação infantil



- Barraca do CEU
- Ambulantes de Ponto Central


- Saúde em Ação


- Solenidade


- Entrega de kits escolares

- Apresentação Indígena fez parte da programação

Nenhum comentário:

Postar um comentário