segunda-feira, 12 de abril de 2010

Banco confirma apoio para projeto de agricultura familiar

CABRÁLIA - O superintendente do Banco do Nordeste (BNB), Nilo Meira Filho, confirmou o item que faltava para tornar realidade o sonho de dezenas de famílias de Ponto Central. O BNB será um importante parceiro para financiamento dos pequenos produtores rurais do projeto Agrovida. Isso foi assegurado esta semana em compromisso assinado pelos representantes do BNB, o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Jorge Pontes, o presidente da Associação Emerson Tom e o diretor Florestal da Veracel, Sergio Borenstain, na presença de representantes da comunidade do distrito de Santa Cruz Cabrália.
Idealizado pela Veracel Celulose, a proposta do Projeto Agrovida é garantir o acesso à terra e recursos para produzir alimentos de forma sustentável, utilizando as áreas de recuo do plantio de eucalipto próximas das comunidades, criando oportunidades de geração de renda. Dentro do conceito de parceria, o projeto já conta com 64 hectares cedido em comodato pela empresa e a Secretaria de Agricultura de Cabrália prestará assistência técnica aos agricultores e disponibilizará sementes para o plantio.

Compromisso foi assinado por representantes da associação, do BNB,
da Veracel e da prefeitura de Cabrália

É papel da Associação de Moradores de Ponto Central e Entorno fazer a mobilização da comunidade para organizar o processo produtivo. “Tinha vizinho que não acreditava que o projeto ia sair, agora tem gente de outras comunidades querendo vir morar em Ponto Central para participar do Agrovida”, relatou Emerson Tom sobre a disposição de iniciar o quanto antes.
Pela Veracel, o diretor Florestal Sergio Borenstain falou dessa iniciativa como resultado do compromisso da Veracel de favorecer a geração de renda nas comunidades onde atua. O prefeito Jorge Pontes anunciou a intenção de compra excedente de produção da comunidade pela Prefeitura para enriquecer a merenda escolar no município. E, em seguida, Nilo Meira Filho afirmou a crença do Banco do Nordeste no sucesso do projeto, pois “para dar certo, é necessário ter assistência técnica e garantia de comercialização. E essa iniciativa tem os dois”, destacou o superintendente do BNB.
Por Eduarda Toralles/RP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário