sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cabrália - Como está assentamento, depois da visita do presidente

CABRÁLIA - Os moradores do Assentamento Lulão, no município de Santa Cruz Cabrália, tiveram um dia diferente. A prefeitura realizou um mutirão de saúde, bolsa família e recreação infantil. Houve até dança.
O prefeito Jorge Pontes e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janete Pontes, estiveram presentes e também se envolveram na confraternização. Houve torneio de futebol, com direito a troféus, disputado entre os jovens que vivem na comunidade rural.
Em um posto improvisado, cerca de 300 pessoas receberam atendimentos diversos. 'A gente está fazendo aplicação de vacinas, inclusive contra a H1N1 e hepatite, auferindo glicemia e pressão arterial, além de atendimento odontológico, ginecológico, pediátrico, entre outros', informou a técnica de enfermagem Andréia Lima.
O Assentamento Luiz Inácio Lula da Silva, que já recebeu a visita do presidente da República duas vezes, foi criado há quatro anos. Localizado às margens da BR-367, ele abriga mais de 60 famílias, que vivem da agricultura. A produção de café, feijão, mandioca, entre outros produtos, é vendida para outras localidades. No assentamento tem casas de alvenaria, um poço artesiano, energia elétrica, mas os moradores necessitam de um posto de saúde.
'O Lulão, que vem de uma longa trajetória, é um assentamento que deu certo, uma luta que o MST travou, ocupando área da Veracel e outras próximas daqui. Estamos em busca constante de melhoria de vida e mais dignidade para os companheiros', disse a coordenadora Eliane Oliveira da Silva.
O prefeito Jorge Pontes diz que esta é uma política de aproximação entre o governo e a população. 'O orçamento participativo faz isso. A gente tem de andar junto com a comunidade, ver suas necessidades. E andando pelo município, percebemos o distanciamento que existia entre o poder local e as comunidades, frisa.
‘Para sentir o problema, você tem se pisar onde o povo pisa. E a gene está fazendo isso, trazendo demandas de serviço, como saúde, educação, ação social, máquinas para melhorar as estradas’, continua.
‘Já está previsto para o Lulão, com recursos estaduais e federais, uma creche. O convênio foi assinado no ano passado. O governo federal vai construir aqui também uma fábrica de fécula de farinha e a prefeitura vai se responsabilizar com recrutamento de pessoal para tocar a creche’, finaliza o prefeito.

Fonte: Site Radar64 - http://www.radar64.com/ler.php?doc=8097

Veja algumas fotos do mutirão realizado no Assentamento Lulão:


Prefeito Jorge Pontes e equipe de governo em visita ao assentamento Lulão
Mutirão de saúde para os moradores do Lulão
Prefeito Jorge Pontes em reunião com Ivanildo, Valdemar e Arleu, representantes do MST
Presença feminina:Glória (aux. enfermagem), Ceinha (Presidente da Associação do Assentamento Coroa), Maria Gil (educadora) e Eliane (MST/Extremo Sul)

Almoço para moradores e visitantes
Prefeito Jorge Pontes e o Diretor de Pesca Xêpa com lideranças do MST do Assentamento Lulão
Dona Janete Pontes em momento de descontração com adolescentes do Projovem e crianças do Lulão
Várias ações da Secretaria de Saúde foram desenvolvidas no Lulão
Projovem mais uma vez faz a alegria da criançada
Entrega de colchões e filtros da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania



 No final, até o Prefeito e sua esposa, junto com os servidores e moradores do Lulão, aproveitaram a festa

Nenhum comentário:

Postar um comentário