quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cabrália está pronta para receber etapa de Torneio de Pesca Oceânica


Santa Cruz Cabrália fará parte da rota de pesca do marlim azul, graças ao contato feito pelo prefeito Jorge Pontes com o deputado estadual, Leur Lomanto Júnior e com o Yacht Clube da Bahia, uma etapa do Torneio de Pesca Oceânica, será realizada no distrito de Santo André entre os dias 1 e 4 de dezembro.

A ideia, segundo o diretor de pesca do Yacht Clube, é expandir o campeonato, que já acontece em Canavieiras. “As condições em Cabrália são ótimas, a barra é de fácil acesso, não existem problemas de maré. Sem contar que a região é belíssima, com diversos atrativos”, explicou Guedes, que também ressaltou a importância turística que o evento trará para Cabrália.

Já de acordo com o deputado, Cabrália se encontra situada, dentro da área denominada Royal Charlotte, a melhor do mundo no que se refere à pesca do marlim azul. “Neste ano devemos contar com cerca de 15 embarcações, a maioria de Salvador, mas nos próximos anos, com certeza, contaremos com barcos de todo o País”. O deputado também informou que os peixes pescados, serão doados para entidades assistenciais da cidade.

A Prefeitura, através da secretária de Turismo, da Secretaria de Cultura e Comunicação e da Diretoria de Pesca, garantiram total apoio ao evento, que trará para Cabrália um turismo diferenciado e geração de divisas. “Para nós eventos como estes são muito positivos. Vamos colocar Cabrália no calendário náutico da Bahia”, declarou Marileia Monteiro.

O encerramento do evento acontecerá no dia 3/12, com a pesagem e entrega de troféus, onde os participantes do torneio poderão conhecer manifestações da cultura local, como a “Chegança” e os trabalhos realizados por artesões locais.

Royal Charlote e marlim azul

Situado a cerca de 40 milhas da foz do Rio Jequitinhonha, Royal Charlotte tem o título de principal morada do famoso marlim azul. O pesqueiro é um banco de corais subaquático, uma espécie de terraço submarino, que possui grande biodiversidade, recebendo atenção especial de muitos estudiosos e amantes da pesca esportiva. O marlim é considerado o peixe mais difícil de ser vencido na pesca de linha, causando furor nos pescadores e elevando sua captura ao status de prêmio maior dos mares.

O campeonato reforça a pesca ecologicamente correta, já que os participantes têm de liberar os peixes que estão abaixo do peso permitido. Considerado um dos cinco melhores pesqueiros do mundo, apelidado de “a casa do Marlim”, o Royal Charlotte foi descoberto por navegadores ingleses no século XVII. Desde então, muitos anzóis foram lançados em suas águas, sempre na expectativa de fisgar esse troféu, meio mito, meio peixe.

 Diretor de Pesca de Cabrália, Cláudio Mendes (Xêpa) recepciona as primeiras embarcações

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Começam hoje as comemorações da Festa da Padroeira

De 29 de novembro a 8 de dezembro, Santa Cruz Cabrália está em festa, homenageando a Padroeira Nossa Senhora da Conceição.
O tema deste ano é “Em comunhão com nossa Diocese nos festejos dos quinze anos, sob a proteção de Maria busquemos a Jesus, Pão da Vida”.
Nesta terça-feira, 29, às 17:00 h, abertura da festa, com carreata e bênção dos carros, motos, táxis, bicicletas e motoristas.
Todos os dias haverá:

- 6:00 h – Ofício Mariano (Igreja Matriz)
- 16 às 18:00 h – Confissões
- 19:00 h: Terço
- 19:30 h: Missa
- Após a Missa: Barracas de Confraternização e Música ao Vivo

Homenageados:

29/11 – Taxistas, mototaxistas, motoristas e ciclistas
30/11 – Comerciantes, hoteleiros e pousadeiros
01/12 – Agentes de saúde, enfermeiros, médicos e toda área de saúde
02/12 – Pastoral da catequese, pastoral do dízimo, crianças que fizeram 1ª Eucaristia em 2011 e crismados
03/12 – Pastoral do Batismo, Apostolado da oração, legião de Maria e as comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição
04/12 – Comunidade N. Sra. Aparecida – Nova Cabrália – Irmãs Angelinas
05/12 – RCC, Ministros e Juventude
06/12 – Pastoral da Criança (20 anos), todos os círculos bíblicos paroquiais e Nutrivida
07/12 – Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Funcionários Públicos
           Presidente da Celebração: Dom Edson
 08/12 – Todos os devotos de N. Sra. Da Conceição

Programação do dia 8 de dezembro:

5:00 – Alvorada
8:00 – Passeio ciclístico da Juventude, saindo da cruz de Coroa Vermelha até a Igreja Matriz
16:00 – Procissão – Participação da “Chegança”
18:30 – Missa Solene

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Homenagens ao padroeiro de Santo André começam com festa

A prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da administração de Santo André, convida toda população para os festejos em homenagem ao dia do padroeiro.
As comemorações começam sábado, dia 26, com grande festa no campo de futebol. Show com a banda Pressão do Forró.
Programação religiosa:
Terça-feira, dia 29, missa solene às 19 horas.
Quarta-feira, dia 30, procissão com saída da igreja católica às 16:30.

Participe!

Prefeitura reúne COOPESC e Bradesco para debater possíveis financiamentos


O prefeito Jorge Pontes sabe da importância do setor pesqueiro para o desenvolvimento econômico de Santa Cruz Cabrália, por isso tem investido no setor e mantido aberto o canal de diálogo com a categoria. Uma prova disso são as reuniões que têm sido realizadas com pescadores e entidades como a COOPESC. Encontros que estão gerando resultados positivos para toda a comunidade pesqueira. Um exemplo foi a reunião que aconteceu, por intermédio do prefeito, com o secretário de Gestão e Finanças, Vinicius Tavares, com o diretor de Pesca, Cláudio Mendes (Xêpa) e com o geral da agência do Bradesco, Marcelo Lago, para debater possíveis financiamentos.

Como foi percebido, em encontros anteriores, uma das maiores dificuldades encontradas para que a COOPESC continue a funcionar de forma efetiva é a inadimplência, tanto de pessoas físicas, quanto de pessoa jurídica, principalmente de empréstimos obtidos com o Banco do Nordeste. Questão em que o representante do Bradesco se colocou a disposição da entidade para resolver o problema. A idéia é possibilitar aos pescadores fazer um empréstimo no Bradesco e quitar suas dividas com o Banco do Nordeste.

Para o diretor de Pesca, a COOPESC é um dos gargalos do setor e precisa estar em dia com sua documentação para funcionar adequadamente e beneficiar seus cooperados, por isso apóia a decisão do prefeito de se empenhar na solução desta questão. “A cooperativa é importante para todos os pescadores, mas para que isso aconteça, realmente, os cooperados têm que se unir e organizar seus documentos, para quitar suas dívidas”, declarou Xêpa.

Uma Assembléia Geral foi realizada pela cooperativa, no dia 25/11, no intuito de orientar os seus cooperados de como proceder para resolução de seus problemas.

Primeiro Campeonato Estudantil de Surf de Santa Cruz Cabrália


Idealizado por alunos do Colégio Estadual Terezinha Scaramussa e organizado por essa instituição, debaixo uma chuva torrencial que não conseguiu apagar o fogo esportista dos surfistas cabralienses, se realizou nesta quinta feira o Primeiro Campeonato Estudantil de Surf de Santa Cruz Cabrália.
Às sete horas, os primeiros surfistas chegaram à praia de Arakakaí para começar a treinar e aproximadamente às 10 começou o Campeonato, quando chegaram os membros do Corpo de Bombeiros de Porto Seguro, convocados pelo Colégio Estadual para garantir a presença de uma equipe de guardavidas e primeiros socorros, que graças a Deus não teve que intervir.
O Campeonato foi aberto também para os estudantes das escolas municipais do município e se desenvolveu em quatro “baterias” de categoria única, cujos ganhadores disputaram a final, com o seguinte resultado:
Primeiro Lugar: Matheus (“Parú”)
Segundo Lugar: Wellington (“Iuri”)
Terceiro Lugar: Jadson
Quarto Lugar: Gabriel (“Biruta”)
Vale destacar que os três primeiros lugares corresponderam a atletas do bairro de Santo André, que teve uma presença maciça no Campeonato.
Os prêmios consistiram em troféus, stripers e, para o primeiro lugar, um bloco de prancha de surf.
A Barraca do Rato foi o quartel geral onde se instalaram os juízes e professores, que tiveram que fazer milagres para manter mais ou menos secas as folhas de anotações no meio da chuva que não deu trégua durante a manhã toda.
Os juízes foram Guilherme Paternostro, um dos surfistas mais experientes de Cabrália, os surfistas  Guilherme, Alisson, Pedrinho e Jade, além dos professores Carol, Roberta e Enéas, do “Terezinha”. 
Também participaram a Diretora do Colégio, Márcia, e o professor de Educação Física, Eron.
Guilherme foi o relator e locutor do evento, dando um toque de humor ao descrever as manobras dos surfistas e solicitando em todo momento manter limpa a praia e jogar o lixo no lixo.
Além dos ganhadores, participaram os seguintes atletas do colégio organizador e da Escola Municipal Nair Sambrano:
Samuel Moreira, Samuel Rocha, Mattia, Jakiam, Lucas, Adriel, Diego, Bizito, Acelerado, Beiço e Kelvin.
O surf já tem uma historia de excelentes atletas em Cabrália, que costumam treinar também na praia de Guaiú Mirim, onde colocaram um cartaz pedindo que cada um “Leve seu lixo”.  Para chegar a essa praia, os surfistas devem  passar por uma propriedade particular, pois como acontece em quase todo o litoral da Área de Proteção Ambiental (APA) Santo Antônio, faltam acessos públicos que garantam ao cidadão e às comunidades tradicionais como os pescadores artesanais, o direito legal de acessar as praias que são Área da União, e pelo tanto patrimônio público.
No Conselho Gestor da APA, empreendedores que possuem propriedades frente à praia de Guaiú Mirim se comprometeram a ceder dois metros cada um para deixar um acesso publico, medida solicitada por socioambientalistas do município. 
Esperamos que esses compromissos se cumpram e que em curto prazo existem acessos públicos a cada 300 metros, pois a realidade hoje não somente para os surfistas, senão para pescadores, marisqueiras e também para os turistas é percorrer quilômetros até achar um acesso.
Talvez um dia os surfistas, com seu espírito libertário e uma ligação profunda com os ventos e as marés, se unam a pescadores, pescadoras, e socioambientalistas para que o direito de ir e vir seja uma realidade e para que as praias não sejam somente território de condomínios e hotéis, mas também do seu proprietário legal: o povo brasileiro.
                                                                        Patricia Grinberg

Fotos Toni Ormundo









A chuva intensa não intimidou os surfistas
 Vencedores Iuri, Jadson, Matheus e Gabriel
 Surfista Guilherme com o professor Enéas
 Diretora Mácia, Jadson e os professores Roberta e Eron
  Diretora Mácia, Iuri e os professores Roberta e Eron

Professores e jurados acompanham o evento
 Participação do Corpo de Bombeiros garantiu a segurança dos surfistas
Destaque para os troféus entregues aos vencedores

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Oficina gratuita de teatro em Santo André

Se você tem mais de 12 anos, venha participar da Oficina de Teatro em Santo André, oferecida pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Administração de Santo André. São 15 alunos por turma. Aulas previstas para iniciar no dia 29/11/2011.
Matutino (3ª e 5ª): 09 às 11 horas
Vespertino (3ª e 5ª): 14 às 16 Horas

As inscrições são gratuitas. Garanta já a sua.

INSCRIÇÕES:    Colégio Municipal de Santo André
                               Restaurante Orquídeas 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Historarte reúne mais de 200 trabalhos artísticos de estudantes de Cabrália


Em sua terceira edição o Projeto Historarte, realizado pela Escola Municipal Antonio Sambrano Guerra, se supera e traz esse ano mais de 200 trabalhos artísticos feitos por seus alunos. A exposição, realizada entre os dias 21 e 25 de novembro, na Casa de Cultura, impressiona pela beleza e pela diversidade. Tendo como temas principais da mostra, a cultura africana e a arte de Romero Brito, o Projeto oportuniza o desenvolvimento do pensamento artístico, ampliando a sensibilidade e percepção artística dos alunos, descobrindo novos talentos.
Para o coordenador do Projeto, Leonardo Ramos, o Historarte tem rendido frutos positivos, o que pode ser observado nessa edição da exposição.  “Fico muito feliz de ver o talento dos alunos sendo desenvolvido a cada edição. Hoje contamos com talentosos desenhistas e pintores. A cada ano a arte tem se integrado mais ao ensino e os trabalhos estão cada vez melhores de um ano para o outro”.
As também, coordenadoras Charlene Ribeiro de Souza e Ana Carolina Canto Bonfim, informaram que o tema escolhido esse ano vem de acordo com uma nova lei federal que torna obrigatório no currículo escolar o ensino da Cultura Africana. “O Projeto está inserido em nossa Proposta Pedagógica, sendo trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas”, declararam ambas.
Para Celiane Cruz Araujo, mãe de dois alunos que estudam na escola e fazem parte do Projeto, a iniciativa é muito importante para o aprendizado de seus filhos. “Normalmente os alunos ficam presos apenas ao conteúdo, com o Historarte eles têm a chance de conhecer mais sobre assuntos novos, como os nossos antepassados africanos e também a desenvolver suas aptidões artísticas”, declarou empolgada a mãe.

Parceria de sucesso

De acordo com a diretora da Escola, Cely Monteiro Benfica Bonfim, registrou que a visitação tem sido expressiva e que além dos alunos da Escola, colégios e instituições privadas de ensino estão prestigiando os “Pequenos Romeros”, como foram carinhosamente chamados os talentosos artistas mirins. “Estamos encantados com o sucesso do Projeto e gostaríamos de ressaltar a coragem dos alunos, professores, pais e parceiros como artesões, pintores e artistas que trabalharam conosco em parceria”.
A diretora também fez questão de agradecer a Secretaria de Educação pelo apoio dado ao evento, a Secretaria de Cultura e Comunicação por ceder o espaço para realização do Projeto e a todos que participaram da execução do Projeto.
Nos próximos dias, a Escola irá informar quando será feito um leilão, com as obras dos alunos em que os lucros serão revertidos para confecção do Historarte 2012.

Fotografias Toni Ormundo













Equipe da escola Antônio Guerra responsável pelo projeto Historarte

domingo, 20 de novembro de 2011

Festa em homenagem ao Dia da Consciência Negra será no próximo sábado

Devido à instabilidade do tempo em nossa cidade, a festa em homenagem ao dia da consciência negra, que seria realizada neste domingo, dia 20, foi transferida para o próximo sábado, dia 26, a partir das 21 horas.
Atrações confirmadas: Lyon Day e Abel Chaves & Banda
+ Apresentação de capoeira e maculelê com Mestre Rivelino.
Local: Praça dos quiosques, na praia de Arakakaí.

Você não pode perder!

Apoio: UNEGRO (União dos negros pela igualdade)
Patrocínio: Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Prefeito Jorge Pontes e diretor de pesca vistoriam obra da tarifa e se reúnem com comunidade pesqueira



A nova realidade da pesca em Santa Cruz Cabrália tem beneficiado toda a categoria no município, graças ao empenho da atual gestão em prol do setor pesqueiro no município.
A conquista mais recente da categoria é a reforma da tarifa, que ficou abandonada por 18 anos e agora está quase pronta para atender com dignidade os que lá trabalham. Para vistoriar o andamento da obra e ouvir as demandas dos profissionais, o prefeito Jorge Pontes e o diretor de pesca Cláudio Mendes Xêpa estiveram no local nesta quarta-feira, dia 16.
Na oportunidade, Pontes se reuniu com a diretoria da COOPESC, comprometendo-se a ajudar na regularização das pendências da entidade, oferecendo apoio jurídico e contábil para a cooperativa, que é de extrema importância para os pescadores.
A Colônia Z-51 também fez parte do roteiro. No local foi discutida a gestão compartilhada da tarifa e as políticas de incentivo para que a população da cidade volte a consumir o pescado diretamente do produtor, utilizando a tarifa.
Entre as lideranças que participaram do encontro estava o presidente da COOPESC, Sr. Lourival, bem como os diretores Derli e Cléo, a presidente da colônia, Cleonice Aragão, entre outros pescadores que parabenizaram o prefeito Jorge Pontes pela revitalização do espaço da tarifa.
A visita terminou com a passagem de Jorge Pontes e Xepa pelo recém-inaugurado espaço Armazém Arte e Som, onde foram carinhosamente recebidos pela proprietária Leila.

Fotos Toni Ormundo