quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Comunidade Pesqueira de Cabrália se reúne com a Veracel para discutir ampliação do TMB

No dia 27/10, a comunidade pesqueira de Cabrália, por intermédio da Prefeitura através da Diretoria de Pesca, se reuniu com representantes da Veracel, para debater a ampliação do seu Terminal Marítimo de Barcaças (TMB).  O encontro foi realizado no TMB em Belmonte, o que oportunizou a todos os pescadores conhecer de perto o trabalho realizado no local. Após a visita, representantes da empresa realizaram uma explanação sobre o projeto de expansão.
Cerca de 90 pescadores e marisqueiras estivaram presentes e foram recepcionados pelo especialista da empresa, Tarciso Andrade, que sempre tem se colocado a disposição da Prefeitura e dos pescadores, deixando todos a vontade, para questionar e esclarecer suas dúvidas. Os pescadores afirmaram estarem preocupados com a ampliação e como irá se dar a ocupação do espaço de navegação dos barcos, de pontos pesqueiros e o aumento do fluxo de barcaças no território.
Mesmo sabendo que todo o processo passará por audiências públicas e por avaliação de órgãos ambientais, como conselho da APA, SEMA e IBAMA, a comunidade pesqueira fez diversas perguntas e firmou, de forma verbal, um acordo com os representantes da Veracel para construção de uma agenda positiva com as entidades de pesca do município de Santa Cruz Cabrália.
A reunião, muito proveitosa, contou com grande representatividade do setor pesqueiro e do Meio Ambiente, dentre os quais:o novo gestor da APA Santo Antônio e representantes da SEMA. Marcaram presença, também as entidades pesqueiras, Associação de Pescadores do Guaiú, de Santo Antônio, de Coroa Vermelha, da Colônia Z 51, da Coopesc e o diretor de Pesca do município, Cláudio Mendes (Xêpa).
“A transparência na execução do projeto de ampliação é essencial para que possamos estar acompanhando de perto o processo e para que nenhum pescador ou comunidade pesqueira seja prejudicada em seu território. E, ainda, que as contrapartidas possam trazer benefício para este setor de extrema importância para a economia da região.Não queremos aconteça o que aconteceu no passado, quando o TMB foi construído e nada foi feito em prol dos pescadores”, declarou o diretor de Pesca Xêpa.









Nenhum comentário:

Postar um comentário