terça-feira, 22 de novembro de 2011

Historarte reúne mais de 200 trabalhos artísticos de estudantes de Cabrália


Em sua terceira edição o Projeto Historarte, realizado pela Escola Municipal Antonio Sambrano Guerra, se supera e traz esse ano mais de 200 trabalhos artísticos feitos por seus alunos. A exposição, realizada entre os dias 21 e 25 de novembro, na Casa de Cultura, impressiona pela beleza e pela diversidade. Tendo como temas principais da mostra, a cultura africana e a arte de Romero Brito, o Projeto oportuniza o desenvolvimento do pensamento artístico, ampliando a sensibilidade e percepção artística dos alunos, descobrindo novos talentos.
Para o coordenador do Projeto, Leonardo Ramos, o Historarte tem rendido frutos positivos, o que pode ser observado nessa edição da exposição.  “Fico muito feliz de ver o talento dos alunos sendo desenvolvido a cada edição. Hoje contamos com talentosos desenhistas e pintores. A cada ano a arte tem se integrado mais ao ensino e os trabalhos estão cada vez melhores de um ano para o outro”.
As também, coordenadoras Charlene Ribeiro de Souza e Ana Carolina Canto Bonfim, informaram que o tema escolhido esse ano vem de acordo com uma nova lei federal que torna obrigatório no currículo escolar o ensino da Cultura Africana. “O Projeto está inserido em nossa Proposta Pedagógica, sendo trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas”, declararam ambas.
Para Celiane Cruz Araujo, mãe de dois alunos que estudam na escola e fazem parte do Projeto, a iniciativa é muito importante para o aprendizado de seus filhos. “Normalmente os alunos ficam presos apenas ao conteúdo, com o Historarte eles têm a chance de conhecer mais sobre assuntos novos, como os nossos antepassados africanos e também a desenvolver suas aptidões artísticas”, declarou empolgada a mãe.

Parceria de sucesso

De acordo com a diretora da Escola, Cely Monteiro Benfica Bonfim, registrou que a visitação tem sido expressiva e que além dos alunos da Escola, colégios e instituições privadas de ensino estão prestigiando os “Pequenos Romeros”, como foram carinhosamente chamados os talentosos artistas mirins. “Estamos encantados com o sucesso do Projeto e gostaríamos de ressaltar a coragem dos alunos, professores, pais e parceiros como artesões, pintores e artistas que trabalharam conosco em parceria”.
A diretora também fez questão de agradecer a Secretaria de Educação pelo apoio dado ao evento, a Secretaria de Cultura e Comunicação por ceder o espaço para realização do Projeto e a todos que participaram da execução do Projeto.
Nos próximos dias, a Escola irá informar quando será feito um leilão, com as obras dos alunos em que os lucros serão revertidos para confecção do Historarte 2012.

Fotografias Toni Ormundo













Equipe da escola Antônio Guerra responsável pelo projeto Historarte

Um comentário:

  1. Aproveito para deixar o meu recadinho e parabenizar a toda equipe do Historarte. Percebe-se o crescimento na produção artística que, neste ano, superou as expectativas, e o novo espaço escolhido para a exposição deu mais amplitude ao desenvolvimento e atuação dos alunos no monitoramento dos visitantes. A 3ª Edição do Historarte está 10!!! PARABÉNS, com lestras maiúsculas.

    ResponderExcluir