Idealizado por alunos do Colégio Estadual Terezinha Scaramussa e organizado por essa instituição, debaixo uma chuva torrencial que não conseguiu apagar o fogo esportista dos surfistas cabralienses, se realizou nesta quinta feira o Primeiro Campeonato Estudantil de Surf de Santa Cruz Cabrália.
Às sete horas, os primeiros surfistas chegaram à praia de Arakakaí para começar a treinar e aproximadamente às 10 começou o Campeonato, quando chegaram os membros do Corpo de Bombeiros de Porto Seguro, convocados pelo Colégio Estadual para garantir a presença de uma equipe de guardavidas e primeiros socorros, que graças a Deus não teve que intervir.
O Campeonato foi aberto também para os estudantes das escolas municipais do município e se desenvolveu em quatro “baterias” de categoria única, cujos ganhadores disputaram a final, com o seguinte resultado:
Primeiro Lugar: Matheus (“Parú”)
Segundo Lugar: Wellington (“Iuri”)
Terceiro Lugar: Jadson
Quarto Lugar: Gabriel (“Biruta”)
Vale destacar que os três primeiros lugares corresponderam a atletas do bairro de Santo André, que teve uma presença maciça no Campeonato.
Os prêmios consistiram em troféus, stripers e, para o primeiro lugar, um bloco de prancha de surf.
A Barraca do Rato foi o quartel geral onde se instalaram os juízes e professores, que tiveram que fazer milagres para manter mais ou menos secas as folhas de anotações no meio da chuva que não deu trégua durante a manhã toda.
Os juízes foram Guilherme Paternostro, um dos surfistas mais experientes de Cabrália, os surfistas Guilherme, Alisson, Pedrinho e Jade, além dos professores Carol, Roberta e Enéas, do “Terezinha”.
Também participaram a Diretora do Colégio, Márcia, e o professor de Educação Física, Eron.
Guilherme foi o relator e locutor do evento, dando um toque de humor ao descrever as manobras dos surfistas e solicitando em todo momento manter limpa a praia e jogar o lixo no lixo.
Além dos ganhadores, participaram os seguintes atletas do colégio organizador e da Escola Municipal Nair Sambrano:
Samuel Moreira, Samuel Rocha, Mattia, Jakiam, Lucas, Adriel, Diego, Bizito, Acelerado, Beiço e Kelvin.
O surf já tem uma historia de excelentes atletas em Cabrália, que costumam treinar também na praia de Guaiú Mirim, onde colocaram um cartaz pedindo que cada um “Leve seu lixo”. Para chegar a essa praia, os surfistas devem passar por uma propriedade particular, pois como acontece em quase todo o litoral da Área de Proteção Ambiental (APA) Santo Antônio, faltam acessos públicos que garantam ao cidadão e às comunidades tradicionais como os pescadores artesanais, o direito legal de acessar as praias que são Área da União, e pelo tanto patrimônio público.
No Conselho Gestor da APA, empreendedores que possuem propriedades frente à praia de Guaiú Mirim se comprometeram a ceder dois metros cada um para deixar um acesso publico, medida solicitada por socioambientalistas do município.
Esperamos que esses compromissos se cumpram e que em curto prazo existem acessos públicos a cada 300 metros, pois a realidade hoje não somente para os surfistas, senão para pescadores, marisqueiras e também para os turistas é percorrer quilômetros até achar um acesso.
Talvez um dia os surfistas, com seu espírito libertário e uma ligação profunda com os ventos e as marés, se unam a pescadores, pescadoras, e socioambientalistas para que o direito de ir e vir seja uma realidade e para que as praias não sejam somente território de condomínios e hotéis, mas também do seu proprietário legal: o povo brasileiro.
Patricia Grinberg
Surfista Guilherme com o professor Enéas
Diretora Mácia, Jadson e os professores Roberta e Eron
Diretora Mácia, Iuri e os professores Roberta e Eron
Destaque para os troféus entregues aos vencedores
a competição foi muito show e mais uma vez a equipe de santo andré marcando presença!
ResponderExcluirFaltou a foto do Campeão!
ResponderExcluirposta ai ele merece!