segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Conferência da Criança e do Adolescente é realizada em Cabrália

Aconteceu em Cabrália, no dia 4 de novembro, durante todo o dia, na Nutrivida, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Cruz Cabrália, que foi um sucesso e teve como tema central “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Na abertura do evento, que contou com cerca de 100 pessoas, foram muitas as apresentações culturais.
O evento promovido pela prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, do CMDCA e do Conselho Tutelar contou com a presença, do prefeito Jorge Pontes, da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janete Pontes, da presidente do CMDCA, Emília Antunes, de conselheiros tutelares, de autoridades locais, representantes de entidades, profissionais da área, além o vereador Luciano Monteiro, que participou representando o Legislativo.
A primeira dama e secretária Janete Pontes deu início aos trabalhos. Após belas apresentações do musical do PETI, onde as crianças tocaram o hino de Cabrália com flauta, as crianças da Escola do 5º Centenário, da Nutrivida cantaram músicas e os meninos do Projovem fizeram uma empolgante apresentação de dança. Uma palestra sobre Direitos da Criança, foi ministrada por Ana Carolina, colaboradora do CMDCA e também do IASA.
"Estou feliz de ver essa conferência acontecendo, uma de nossas metas é investir nas crianças. Uma mostra foi a Caravana da Criança, que levou as comemorações do Dia das Crianças a todas as localidades. Estamos atentos a todas as iniciativas, que como esta, colocam os jovens e crianças no caminho certo, longe das drogas e da marginalidade e perto de políticas públicas os beneficiem", declarou Janete Pontes.
Já o prefeito Jorge Pontes, fez questão de ressaltar a importância de ser criança, momento em que o ser se encontra aberto ao amor ao próximo. “O mundo de hoje é adverso e muitas vezes violento, perpassando por isso se encontram as crianças e jovens. Por isso é tão premente a necessidade de debatermos e criarmos políticas públicas que ajudem a esses jovens e crianças a construírem um futuro melhor para todos nós”.
O segundo momento dodia foi marcado pelos eixos de discussão e pela elaboração de propostas de políticas públicas para o setor.  No Eixo 1 o tema debatido foi: “Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes”; já o Eixo 2 discorreu sobre: “Proteção e Defesa dos Direitos”; o Eixo 3 levantou a seguinte questão: “Protagonismo e participação de crianças e adolescentes”; no Eixo 4 o tema foi: “Controle Social da Efetivação dos Direitos”; e no Eixo 5: “Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.Durante a tarde, os participantes apresentaram as propostas debatidas e criadas por cada eixo de discussão e realizaram a eleição dos delegados para participar da Conferência Estadual.

Fotografias Toni Ormundo
















Nenhum comentário:

Postar um comentário