O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), através da Secretaria Municipal de Saúde, vem efetuando ações em vários locais de Cabrália. A programação contempla dinâmicas, atividades físicas e rodas de conversa abordando assuntos relacionados à saúde para pessoas de todas as idades.
Dentro das ações realizadas estão palestras para gestantes, hipertensão, nos PSFs e nas escolas. Além de grupos de atividade física na orla contra hipertensão, todas as quintas-feiras, das 8 às 9 horas, em Ponto Central, todas as terças-feiras e em breve todas as segundas-feiras na Tânia.
Já nos encontros, como o que aconteceu na última quinzena na Usina Santa Cruz, o assunto abordado foi sobre drogas e DSTs e os funcionários foram vacinados contra tríplice viral. A ação foi um sucesso e foi solicitada pelo proprietário para conscientizar os seus colaboradores. Participam dos eventos fisioterapeuta, farmacêutica, educador físico e nutricionista.
Como funciona o NASF
Para quem não sabe o NASF é entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família), bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica.
Tem como “modus operandi” o apoio matricial para atuarem em parceria com os profissionais das ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF no qual o NASF está cadastrado. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família. Tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário