sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Secretário Afonso Florence vistoria obras em Cabrália

SANTA CRUZ CABRÁLIA - O secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Afonso Florence, esteve em Santa Cruz Cabrália nesta quinta-feira (11), onde vistoriou obras e projetos realizados pelo governo do estado, em parceria com o município.
Na noite de quarta-feira (10), ele se reuniu com o prefeito Jorge Pontes (PT), secretários municipais, vereadores e lideranças políticas, em jantar no Restaurante Garatéia, onde o assunto principal foi gestão urbana.
Florence falou que veio à cidade da Costa do Descobrimento cumprir agenda administrativa, conferindo de perto o andamento de projetos importantes e as reivindicações do município, algumas delas um anseio antigo da comunidade, como a oferta de água, que só agora está sendo atendida, dentro do programa Águas Para Todos, do governo estadual.
O prefeito Jorge Pontes disse que o ano de 2010 representa a arrancada de seu governo, já que o primeiro ano foi marcado por problemas financeiros. 'Encontramos a folha de pagamento inchada, ultrapassando 72% do orçamento. Era impossível governar. Com a reforma administrativa, concluída em novembro, as coisas começaram a entrar nos trilhos', disse.
O ponto alto da agenda do secretário foi na parte indígena do bairro de Coroa Vermelha, onde a Conder executa um conjunto de obras, em fase de conclusão, que contempla a comunidade com casas populares, pavimentação e esgotamento sanitário.
O prefeito Jorge Pontes apresentou ao secretário o projeto Praça da Juventude, um complexo esportivo, que vai ser implantado no bairro do Campinho, onde era o estádio municipal, e que deve contar com apoio do governo. 'O estádio foi destruído pela administração passada e hoje ficou um buraco enorme. Em anexo, pretendemos construir uma escola, com quadra poliesportiva e um Posto de Saúde da Família. A região será valorizada', frisa.
Sobre o carnaval antecipado de Santa Cruz Cabrália, realizado de 4 a 7 de fevereiro, ele diz que o evento serviu para resgatar a identidade cultura e turística do município, um sonho da população.
'Cabrália ficou abandonada durante décadas e na verdade ficamos parecendo um quintal de Porto Seguro, o corredor de acesso. Estávamos precisando resgatar nossa imagem de autonomia política e administrativa e a festa teve esta função. O carnaval repercutiu positivamente na economia.
Mas a festa acabou antes para Jorge Pontes. No domingo, último dia da folia, ele embarcou às 03h da madrugada para Salvador, onde assinou, junto ao governador Jaques Wagner, o termo de adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida.
'Estamos pleiteando 180 unidades. Nesta primeira etapa serão 60. Os projetos já estão elaborados e as pessoas cadastradas. Precisamos resgatar a dignidade das pessoas que vivem em barracos de lona, em condições subumanas'.
Na área de saúde, o prefeito afirmou que a prefeitura conta com recursos alocados na Caixa Econômica Federal para construção de dois postos de saúde, com área de 250 metros quadrados, além de um terceiro, cujos recursos foram conseguidos no fim do ano passado, junto ao Ministério da Saúde, além de um quarto, fruto do convênio assinado com a SESAB.
'Para se ter uma idéia, nos últimos 12 anos, em nosso município, foram construídos dois PSFs e, em nosso governo, até o mês de junho, pretendemos implantar quatro'.
O prefeito lembra que a cidade terá uma sub-base do SAMU 192, cujo espaço será construído em anexo ao hospital municipal, que também tem previsão de ser reformado, com a duplicação do número de leitos.
O SAMU de Cabrália terá duas ambulâncias, sendo uma UTI, dentro do projeto de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, cuja base central será em Porto Seguro e a outra sub-base em Belmonte.

Fonte: http://www.radar64.com.br/ler.php?doc=7283




Sobre a sua visita a Cabrália, o Secretário declarou que " A luta do Prefeito Jorge Pontes é a nossa luta. O nosso Governador solicitou um olhar especial para este município. Esta é a luta de Jorge. Aliás, depois de Lula, Wagner e Jorge, Cabrália não será mais a mesma".

FOTOS:

  
Secretário Afonso Florence com o Cacique Aruãn e a Primeira-Dama e Secretária Janete Pontes
  
Prefeito Jorge Pontes fala à comunidade indígena Pataxó de Coroa Vermelha
  
Secretário Afonso Florence tem a palavra; compondo a mesa, a Vice-Prefeita Professora Ozélia, o Secretário de Assuntos Indígenas Antônio e o Cacique Aruãn
  
  
Cacique entrega documento com as demandas da comunidade indígena Pataxó
  
Secretário Afonso Florence com a Vice-Prefeita Professora Ozélia
  
Secretário Afonso Florence com o Secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira 
  
A equipe da Cultura também marcou presença, com Elaine e a Secretária Terezinha 
  
Prefeito Jorge Pontes e Fernando Oliveira com o Secretário Estadual em visita à Facdesco:
Afonso Florence conheceu as dificuldades de acesso até a faculdade. Prefeito e Secretário
cobram solução do Governo do Estado
  
Presentes também os vereadores Luciano Monteiro e Vavá, além do Diretor de Esportes,
Damião Dias

  
Na Praça do Campinho, o Secretário Afonso Florense conhece o local onde será construída a Praça da Juventude, junto com o Secretário Lannes Almeida, Secretário Fernando Oliveira e o Vereador Luciano Monteiro.

  
Destaque para o Diretor de Esportes, o Secretário Paulo Badaró (Saúde), Secretário Castilho Andrade (Governo) e Eliane Gonzaga (GMC do município), que junto com os demais Secretários e Diretores também participaram do encontro
  
Situação da água do Geraldão sensibilizou o Secretário Afonso Florence, que
imediatamente providenciou a resolução do problema junto ao Governo do Estado
  
 Situação da água do Geraldão está com os dias contados
Abaixo, o Prefeito Jorge Pontes leva o Secretário Afonso Florence para
conhecer o sistema de abastecimento da Tânia

Um comentário:

  1. Ainda dizem que o prefeito não tá fazendo nada.
    Parabéns Prefeito e SEcretários,mostrando aos antigos como é que se trabalha realmente!

    ResponderExcluir