quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Professores e servidores da educação participam de Jornada Pedagógica em Cabrália


A I Jornada Pedagógica de 2010 de Santa Cruz Cabrália aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), no Colégio Terezinha Scaramussa.
Os professores e demais servidores da educação compareceram em massa ao evento, lotando o pátio da escola. Além deles, também compareceram os secretários Castilho Andrade (Governo), Fernando Oliveira (Infraestrutura), Evandro Abade (Educação), o Vereador Jonson Peixoto e a Vice-Prefeita Professora Ozélia.
Logo na abertura, os presentes foram contemplados com belíssimas apresentações. Primeiro, os alunos da Escola Toque Musical encantaram o público, com música clássica de primeira qualidade. Em seguida, foi a vez das alunas do Centro de Convivência de Santo André darem um show de dança, graça e sincronia.
Dando início aos trabalhos, o Secretário de Educação Evandro Abade agradeceu a presença de todos e parabenizou a equipe, referindo-se ao ano de 2009 como um ano de grandes dificuldades, mas também como um tempo de muitas vitórias. Entre as principais conquistas, destacou a ampliação da matrícula, o aumento da oferta de transporte escolar para a zona rural, investimentos na capacitação de professores, o pagamento em dia dos salários dos servidores e as perspectivas para 2010, como a construção e ampliação de escolas, o fardamento dos alunos que passará a ser fornecido pela Secretaria de Educação (a princípio para as creches e educação infantil, sendo posteriormente ampliado para todos) e a volta das cadernetas escolares para melhorar a comunicação entre as escolas e os pais dos alunos.
Em nome do Prefeito Jorge Pontes, que por estar viajando só chegaria ao evento na parte da tarde, Evandro Abade comunicou aos professores que o salário de dezembro de 2008, pendente desde o governo passado, será pago em 2010. De acordo com o Secretário, foi feito um estudo financeiro e a partir do mês de março os lotes começarão a ser pagos, beneficiando primeiro os menores salários, até que todos os servidores sejam contemplados. “Um compromisso assumido e que será cumprido com a educação de Cabrália”.
Após o Secretário de Educação, foi a vez da Vice-Prefeita Professora Ozélia cumprimentar os presentes, destacando a importância dos educadores, que podem fazer a diferença na vida de cada criança.
Após o coffee-break, foi iniciada a palestra da Professora Rose Mubarack, que é professora da UFRB, Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Doutora em Educação. O tema abordado foi “Educação Empreendedora”.
Após a palestra, foi servido um almoço e, em seguida, os presentes se dividiram em grupos para participarem das seguintes oficinas:
- Português, com Professor Stefano
- Matemática, com Professor Cleyton
- Avaliação, com o Coordenador Edilson Brito
- Educação Infantil, com as coordenadoras Maria Virginia e Neive
- Cultura e Arte, com o Professor Claudio
- Ciências, com o professor Marcelo
- Historia e Geografia, com a Professora e vice-prefeita Maria Ozelia
- Metodologia do 1º ao 3º ano, com as Coordenadoras Tarcila e Ana Paula Guerrieri
- Metodologia do 4º e 5º ano, com as Coordenadoras Graciléia e Vandinéia
Recém chegado de Salvador, onde tratava dos últimos detalhes para a implantação da Praça da Juventude no bairro do Campinho, o Prefeito Jorge Pontes compareceu à Jornada Pedagógica para cumprimentar os professores e também para falar sobre o pagamento do salário de dezembro de 2008, que finalmente começará a ser pago este ano pela atual administração.

Jornada Pedagógica reuniu centenas de pessoas no Colégio Terezinha Scaramussa
Apresentação do IASA

Jimena, do Centro de Convivência de Santo André:
"Nós não formamos dançarinos, mas educamos através da arte"

Apresentação das meninas do Santo André
Composição da mesa do evento: Secretário Castilho Andrade, Secretário Fernando Oliveira, Vice-Prefeita Professora Ozélia, Professora Rose Mubarack e Secretário Evandro Abade.

Um comentário:

  1. Olá Sr. Castilho, você está a cara de seu pai saudades LICO.

    ResponderExcluir