terça-feira, 2 de novembro de 2010

Santa Cruz Cabrália realiza primeira aquisição e entrega de alimentos do PAA


Santa Cruz Cabrália deu mais um passo no combate à desnutrição e ao fortalecimento da agricultura familiar no município. Aconteceu na última quinta-feira, 28, a primeira compra de alimentos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que consiste na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar para serem destinados à alimentação escolar e instituições cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O programa é uma das ações do Fome Zero, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de gerar renda no campo e aumentar a produção de alimentos para o consumo.

Os alimentos vindos da zona rural do município foram recebidos, pesados e divididos na sede da Secretaria de Agricultura e Pesca, de onde partiram com destino às instituições beneficiadas. A secretária de desenvolvimento social e cidadania, Janete Pontes, fez questão de fazer a entrega pessoalmente, junto com sua equipe.

A aquisição dos alimentos será feita semanalmente, ampliando de forma significativa o mercado dos pequenos agricultores do município. Porém, para fazer parte do programa, é preciso que o agricultor esteja cadastrado, preenchendo pré-requisitos de quantidade, qualidade e variedade. Para tanto, a Secretaria de Agricultura e Pesca tem dado suporte para que os produtores estejam aptos a cumprir as exigências do PAA e tenham condições de fornecer os produtos com qualidade e continuidade.

Instituições comemoram chegada dos alimentos

Os alimentos foram recebidos com muita alegria pelas instituições beneficiadas. Alface, aipim, cebola, frutas, abóbora e demais hortaliças chamaram a atenção pela excelente qualidade.

A primeira entrega foi feita pelo prefeito Jorge Pontes e demais secretários municipais no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que atende cerca de mil famílias em situação de vulnerabilidade social através de programas envolvendo crianças, jovens e a melhor idade.

Pela manhã, foram entregues alimentos para a APAE, Instituto Cristão Amor e Fé e Associação Nutrivida. As doações continuaram até o final da tarde, contemplando também a Pastoral da Criança, Fundação da Terceira Idade, Sociedade Espírita Campo Luz, CAPS, IASA, creches e escolas de educação infantil. No total, 15 entidades foram beneficiadas nesta primeira entrega, número que ainda poderá ser ampliado.

Além dos produtos agrícolas, o município está estudando também a inserção do pescado no PAA, incrementando a atividade pesqueira e enriquecendo o cardápio com uma carne saudável e nutritiva.
Conforme destacou a secretária Janete Pontes, a implantação do PAA em Santa Cruz Cabrália foi conquistada graças a um intenso trabalho de sensibilização do prefeito junto ao MDS, já que o município tem menos de 50 mil habitantes. As tentativas valeram a pena, culminando na parceria entre as três esferas de governo: União, Estado e município.

Em Cabrália, a prefeitura implantou o PAA através das Secretarias de Agricultura e Pesca e de Desenvolvimento Social e Cidadania, fazendo com que alimentos saudáveis e de boa qualidade cheguem à mesa de pessoas em situação de insegurança alimentar, beneficiando também os pequenos agricultores que produzem no município.

Fotos Toni Ormundo















Nenhum comentário:

Postar um comentário