Foi inaugurado no dia 12/11, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do IBAMA, na A Estação Ecológica do Pau Brasil, mantida pela Ceplac, em Porto Seguro. Com 1.057 hectares, dos quais 800 de matas preservadas, a Estação Ecológica do Pau Brasil estará livre da ação predadora de caçadores e dos riscos de invasão de área.
Participaram do ato de inauguração, o chefe do IBAMA (Salvador), Celso Pinto, o diretor geral do INGÁ, José Augusto Tosato, a gerente do IBAMA (Eunápolis), Cleide Guirro, e o comandante Companhia Independente de Policia de Proteção Ambiental (CIPPA), major Jose Diógenes Câmara Alves. Também esteve presente, representando o município de Santa Cruz Cabrália, o socioambientalista Antonio Ormundo, que ressaltou aos organizadores a importância de convidar mais representantes do terceiro setor, que tanto lutaram em prol do CETAS.
O CETAS está localizado no interior da Estação, em uma área de 437 m², com quinze recintos, sendo sete destinados a aves, dois a répteis, dois para primatas, um para felinos e mais três voltados para outros mamíferos, como a raposa e o caititu. Lá se encontram também, corujas, periquitos, gaviões, tucanos, mico-leão da cara dourada, gaviões e jabutis. A capacidade de atendimento anual do centro é de até 5 mil animais.
Segundo o chefe da unidade, Humberto Luiz Amaral, a Estação da CEPLAC é uma das áreas mais preservadas do Sul da Bahia e centraliza pesquisas e experimentos da Ceplac e da Embrapa. Com o CETAS de Porto Seguro, o IBAMA passará a contar com três unidades de avaliação, manejo e recuperação de animais silvestres apreendidos, para posterior devolução à natureza, além de Salvador e Vitória da Conquista.
Fotos Toni Ormundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário