Representantes das secretarias do Turismo de Santa Cruz Cabrália, do Estado e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) reuniram-se no dia 17/11, na Casa de Cabral e Belmonte, para discutir o início das atividades do Plano de Fortalecimento Municipal da Gestão do Turismo e do Patrimônio Natural e Cultura (PMGT).
Estiveram presentes, ao encontro, além da secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Mariléia Monteiro, representantes da Conder - Informs, Fernando Cabuçu e Vitória Sampaio e o assessor especial da Secretária Estadual de Turismo, Zé Carlos. Além deles, participaram da reunião o secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira, a diretora de Cultura, Rita Shebabe, hoteleiros, empresários, associações e ONGs voltadas para o turismo.
Desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado, o PMGT visa ampliar a capacidade de gestão dos municípios para manter e incrementar as atrações turísticas e os serviços dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável integrado com a realidade regional. “O plano visa incentivar a busca pelo diferencial competitivo de Cabrália. Será possível, também, ter um controle real da economia do turismo local”, declarou Zé Carlos.
Mapeamento
A primeira etapa do plano, que começará a ser desenvolvida em Cabrália na próxima semana, é o desenvolvimento de um Sistema de Informações Geoespaciais para a Gestão do Turismo que auxiliará os agentes da atividade turística no planejamento e no estabelecimento de prioridades da área. “As imagens terão melhor resolução que as encontradas em sistemas como o oferecido no Google”, explicou Cabuçu.
É parte desta ação o Levantamento Cadastral da Oferta Turística, que alimentará o Sistema com informações sobre equipamentos,serviços e atrativos turísticos, culturais e naturais do município. “Essa ferramenta nos permitirá pensar e promover os nossos produtos turísticos”, declarou a secretária municipal de Meio Ambiente.
Uma equipe realizará pesquisa de campo para fazer o levantamento cadastral georeferenciado (demarcação do terreno com o auxílio de Sistema de Posicionamento Global – GPS) da oferta turística da cidade, englobando as áreas de hospedagem, agenciamento, gastronomia, transporte, atrativos culturais e naturais e infraestrutura.
Todos os dados coletados serão disponibilizados na internet através do portal da Secretaria Estadual de Turismo e do município, juntamente com imagens de alta definição feitas por satélites de toda a área do Município. De acordo com Cabuçu, a expectativa é que o Sistema de Informações fique pronto em dezembro deste ano.
Técnicos da Setur de Cabrália serão capacitados para utilizar o Sistema e fazer a atualização dos dados. Inicialmente o PMGT será implantado em apenas 11 municípios do Estado, por se tratar de um projeto piloto.
Fotos Toni Ormundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário