terça-feira, 12 de julho de 2011

Prefeitura de Cabrália, através da Secretaria de Cultura, reúne artistas e artesões para discutir o resgate da cultura local

Foi realizada no dia 9 de julho, em Cabrália, um importante encontro que reuniu os artistas e artesões da cidade, com o objetivo de desenvolver a cultural local. A idéia é organizar um cadastro de todas as atividades culturais e artísticas que acontecem no município e a partir dele incentivar, apoiar todas essas manifestações e também mostrar o papel da Secretaria de Cultura junto à comunidade artística e cultural de nossa cidade.
Reunindo os mais diversos tipos de artistas, desde pintores, escultores, artistas plásticos e artesões, o evento que aconteceu na Barraca João de Tiba e foi promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Comunicação e Eventos Culturais, foi um sucesso. O prefeito Jorge Pontes, a Secretária de Educação, Terezinha Almeida, o Diretor de Turismo Donizeti Rocha, entre outras lideranças, fizeram questão de prestigiar a reunião.
Na oportunidade, falaram aos presentes os membros da secretaria e também todos os artesões que quiseram manifestar a sua opinião. A secretária, Juana Albuquerque, em sua fala discorreu sobre as atividades que desenvolveu em prol da cultura, por meio de ações de capacitação, dentre outras atividades. Reforçando a necessidade de se buscar um conceito sustentável no que se refere à cultura e resgate de raízes, demonstrando experiência, grande articulação e a capacidade de fomentar através de sua Secretaria ações efetivas nas questões de apoio na confecção de projetos e de viabilidade de recursos junto aos órgãos competentes. Ressaltou também a importância da Conferência de Cultura que se dará no mês de agosto, em data a ser divulgada.

Muito já foi feito

Ela informou, ainda, que muito já foi feito, desde que assumiu a pasta e que com a união de todos, muito mais será feito. “A responsabilidade de participar e fazer acontecer é nossa e de todos os artistas e artesões. Cabe a nos, juntos, fazer a cultura de Cabrália aparecer”. Já a diretora de Cultura, Rita Xavier, ressaltou a necessidade de trabalhar a cultura local. “O maior patrimônio cultural de Cabrália é o patrimônio humano, é cada artista e é neles que temos que investir”.
Para a secretária de Educação, que já foi a gestora da pasta de Cultura, reuniões como a realizada são fundamentais para o desenvolvimento de Cabrália. “Sempre buscamos investir na cultura, trabalhamos duro para que o setor ganhasse visibilidade. A cultura é parte de nossa História e sem ela não poderemos crescer. Parabéns a todos os artistas que lutam para divulgar o seu trabalho e a nossa cidade”.
Incentivador das artes e manifestações culturais, o prefeito Jorge Pontes deixou o seu recado para todos os artesões. “As gestões anteriores não davam o adequado valor à cultura, datas importantes como o aniversário da cidade e 7 de setembro não eram comemoradas. Nossa administração é diferente, temos como meta valorizar nossa cultura, resgatando eventos importantes como a Primeira Missa, a Chegança, entre outros. Reconhecemos o esforço de todos artesões e vamos incentivar cada vez mais a prática cultural”.

Ações executadas

Dentre as principais ações efetuadas pela Secretaria, se destacam o resgate de manifestações folclóricas como: Bicharada, Cordão de Caboclo, Carnaval Cultural, São João, São Pedro e Chegança. Além disso, a realização de oficinas de teatro e animação também foram promovidas. No que se refere a ações técnicas, a participação no PAC Cultural, que já é uma realidade, aguardamos apenas o pronunciamento do Governo Federal no que tange a liberação dos recursos, além da tomada de posse da Casa de Cultura.

Artistas agradecem

Felizes com a oportunidade de poderem se reunir, nunca antes propiciada pelo poder público, muitos foram os artistas que fizeram questão de registrar seus depoimentos e agradecerem à Secretária, como o presidente da Cooperativa de Artesanato de Coroa Vermelha, Roberto Carlos. “Ações como estas são muito importantes, tudo que aprendi, aprendi em cursos e capacitações e a disposição da Prefeitura em contribuir com isso é muito legal. Estão todos de Parabéns”.
O artesão de Mata Medonha, seu Jocelito Maciel concorda com Roberto, e afirma que a cultura em Cabrália estava estagnada e agora uma nova luz surgiu. “A cultura aqui vivia adormecida e agora está voltando a ressurgir. Espero que continue assim, divulgando e prestigiando os talentos locais”.

 Diretora de Cultura, Rita Xavier
 Secretária de Cultura, Comunicação e Eventos Culturais, Juana Albuquerque
 Artistas compareceram em peso ao encontro
 Artistas demonstraram união
 Crianças se divertiram e apreciaram o trabalho dos artistas
 Artesões preencheram ficha de cadastro
 Dito, falou representando a Diretoria de Cultura
 Diretor de Turismo, Donizete Rocha fez uso da palavra
 Artistas expuseram o seus trabalhos
 Um deliciosa lanche foi servido aos presentes
 Artesão Pataxó agradeceu a oportunidade
 Seu Jocelito Maciel, artista de Mata Medonha também deu o seu recado
 Presidente da Associação de Artistas de Coroa Vermelha, Roberto
 O agente de turismo, Luciano cantou música em homenagem a Cabrália
 Prefeito falou aos artesões e disse que investir em cultura é meta da atual gestão
A Secretária de Educação, Terezinha Almeida também garantiu o apoio aos artistas locais

Nenhum comentário:

Postar um comentário