Atendendo a uma denúncia, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente do município de Santa Cruz Cabrália apreendeu em uma residência no Centro um macaco prego (Cebus apella), animal ameaçado de extinção.
O proprietário entregou o animal espontaneamente à equipe. O animal ainda é filhote e encontrava-se em bom estado de saúde. O mesmo foi encaminhado para o Centro de Triagem do IBAMA – Cetas, localizado em Porto Seguro.
A lei de Crimes Ambientais – 9.605/98 em seu Art. 29, § 1, parágrafo III diz que quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Com pena prevista de detenção de seis meses a um ano, e multa. A pena pode ser aumentada de metade, se o crime for praticado em espécies ameaçadas de extinção.
Quem quiser fazer alguma denúncia anônima, sobre desmatamento, caça e/ou criação de animais e aves silvestres, bem como de crustáceos em período de reprodução ou proibidos, pode entrar em contato pelo telefone do disk-denúncia da Secretaria de Meio Ambiente (73) 3282-1155.
Nenhum comentário:
Postar um comentário