quarta-feira, 20 de julho de 2011

Conferência de Saúde bate recorde de público em Cabrália e discute importância do SUS

Foi realizada em Santa Cruz Cabrália, entre os dias 14 e 15 de julho, a II Conferência Municipal de Saúde. Contando com a presença massiva de profissionais de saúde, lideranças comunitárias e da população, o auditório do Bahia Cabrália Hotel, onde ocorreu o evento, estava lotado. Discutindo o tema, “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro”, muitas propostas foram debatidas durante as palestras e encaminhadas, para avaliação nas conferências estadual e nacional, ao término do evento.

A presença de autoridades e do poder público marcou a abertura do evento, onde compareceram os secretários de Agricultura e Pesca, Lannes Almeida, o chefe de gabinete, Castilho Andrade, o secretário de Infraestrutura, Fernando Oliveira, a secretária de Educação Terezinha Almeida, a secretária de Cultura, Comunicação e Eventos, Juana Albuquerque. Também compareceram os diretores de Turismo, Donizete Rocha, diretor de Transportes, Jairo Pontes e de Pesca, Cláudio Mendes (Xepa). Dentre as autoridades estavam o vereador Luciano Monteiro e o Major Câmara e Capitão Deiró, da CIPPA.

Abrindo os trabalhos, o secretário de Saúde, Dr. Márcio Rocha, falou sobre a importância do evento e de que a partir dele metas seriam traçadas para encontrar soluções para os problemas que afligem o SUS. “Estamos observando, desde as pré-conferências, as dificuldades vivenciadas e agora, juntos, vamos elaborar documento que beneficie a todos”, explicou o secretário que também falou sobre os avanços no setor: “a Saúde já avançou muito, estou feliz com o que fizemos e com o que vamos fazer”.

Saúde para todos

Dentre as principais melhorias na saúde estão: a construção de três novos postos de saúde no Campinho, em Coroa Vermelha e no Capitão Luiz de Matos é mais saúde para todos. Além destes, um posto de atendimento será construído no Projeto Embaúba. Foi inaugurado o consultório odontológico em Santo André e a reforma e ampliação do Hospital Municipal melhoram cada vez mais o atendimento.

A Saúde, ainda conforme o secretário, conta agora com uma clínica de especialidades, com novas ambulâncias e também uma ambulância do SAMU, que logo estará funcionando com equipe treinada e capacitada. A Policlínica com 14 especialidades médicas em Nova Cabrália – AME (Ambulatório de Especialidades Médicas) é outra boa novidade. Campanhas de combate a dengue e de saúde pública também são ações desenvolvidas pelo setor.

O prefeito, Jorge Pontes, fez questão de falar a todos os presentes sobre o quanto a Conferência irá auxiliar os trabalhos da Saúde no município, parabenizando todos os responsáveis pela organização da Conferência. “Temos hoje uma das melhores legislações do mundo, no que se refere a saúde. O SUS tem a importante função de universalizar o atendimento, fazendo com que todos tenham acesso. O nosso desafio é colocar esse sistema em prática”.

Para o prefeito é preciso que as verbas destinadas a Saúde dos municípios sejam revistas, para melhor atender a população. “Atualmente recebemos por mês cerca de 400 mil reais de verbas federais, valor que não cobre nem mesmo a nossa folha, que chega a uma média de 420 mil reais mês. Por isso, fazemos um esforço para gerir a Saúde, que hoje custa para nossos cofres, todo mês, 650 mil reais. Mas isso não nos intimida, nosso maior patrimônio é o povo e por isso a palavra de ordem é humanizar o atendimento, assim acredito que esse evento será essencial, para o desenvolvimento da Saúde em Cabrália”.

Debates foram produtivos

Foram muitas as palestras, que antecederam a rodada de debates durante a conferência. No dia 14, a palestrante foi a Dra. Nilma Lima dos Santos, coordenadora da DAB/SESAB, com o tema, “Desafios para Gestão Pública no SUS”. Já no dia 15, dando seguimento, a palestrante foi a Dra. Tereza Cristina Deiró, professora da UFBA e diretora do SIND Saúde Bahia, que discorreu sobre “Desafios para Participação da Comunidade e Controle Social”.

O restante do dia foi destinado a formação de grupos temáticos e da apresentação de propostas, que ao final do evento geraram um documento que será encaminhado para discussão nas próximas conferências.

Fotos: Toni Ormundo
 














Nenhum comentário:

Postar um comentário