A comunidade pesqueira de Santa Cruz Cabrália recebeu no dia 12/07 a visita do deputado estadual Marcelino Galo (PT), cumprindo uma extensa agenda no Extremo Sul. O deputado fez questão de conversar com membros do Partido dos Trabalhadores como a presidenta do PT Terezinha Almeida, a Secretária de Cultura e Comunicação Juana Albuquerque, o diretor de Pesca Cláudio Mendes (Xepa) e outras lideranças locais como o prefeito Jorge Pontes (PT) com quem almoçou no restaurante Garateia e aproveitou a oportunidade para discutir melhorias para a cidade e agendou uma visita a seu gabinete em Salvador.
Em seguida, o deputado passou a tarde na cidade para agradecer a população e a comunidade pesqueira pelo apoio recebido durante a campanha eleitoral.
Na Colônia Z51
A primeira parada, ciceroneada pelo diretor de Pesca, Cláudio Mendes (Xepa), foi na Colônia de Pesca Z51, onde o espaço ficou pequeno para o número de pescadores que compareceram ao local para ouvir o deputado e apresentar suas reivindicações. Contando com a presença de representantes de todas as entidades pesqueiras, como: Lora, presidente da Colônia; Cleonice Rocha, diretora financeira da COOPESC; Dé, presidente da Associação dos Pescadores; Belisco, presidente da Associação de Pescadores Indígenas, entre outros.
Na oportunidade, o diretor de Pesca, ressaltou a importância de hoje Cabrália e especialmente a comunidade pesqueira, poder contar com um deputado estadual que luta pelo setor. “Marcelino está aqui para agradecer o apoio que recebeu dos pescadores e também para mostrar que seu mandato é da comunidade. Nos também agradecemos o que o deputado já fez por nós e temos a certeza que irá fazer, ainda, muito mais”.
Galo, em sua fala, agradeceu a todos que acreditaram em sua campanha e garantiu ser hoje, um dos únicos deputados a defender a bandeira da pesca nas esferas Estadual e Federal. “Assumo essa importante luta e busco, sempre, melhorias para essa categoria que enfrenta batalhas para por o peixe na mesa dos brasileiros. Por isso tenho trabalhado no incentivo de políticas públicas e de uma legislação que beneficie de fato a categoria”.
Reunião na Unidade de Beneficiamento de Pescado
Dando seguimento a visita, Galo esteve na Unidade de Beneficiamento de Pescado de Coroa Vermelha, onde conversou com os pescadores e marisqueiras indígenas. Tomando a palavra, o presidente da Associação de Pescadores Indígenas, agradeceu a parceria, que já rendeu frutos positivos quando Galo era superintendente da Pesca, e pediu investimento em políticas públicas para os pescadores e também demandas específicas. “Precisamos de quatro freezers para que a Unidade funcione de fato e também temos o projeto de construção de uma câmara fria”.
Ao que o deputado respondeu estar ciente da situação e garantiu que o mais breve possível. “O Ministério da Pesca tem passado por um momento de transição, o que adiou algumas demandas. Mas entrei em contato com o representante do Ministério que informou que o pregão eletrônico para compra dos freezers já foi feita, como também aprovação da compra de equipamentos e obras de benfeitorias”, reforçou o deputado que garantiu as melhoras para o início de agosto.
Além destas demandas, Galo também ouviu outros pescadores e marisqueiras que pediram apoio para obter habilitação concedida pela Marinha e a possibilidade da aquisição de um caminhão baú para o transporte do pescado. “Vamos conversar com a Marinha, para que os pescadores possam obter suas habilitações e também sobre o caminhão baú, existem canais para isso”, declarou Galo que fez questão de ressaltar a importância do apoio dos pescadores e do diretor de Pesca, Xepa: “Temos aqui uma comunidade pesqueira unida, que conta com o apoio do poder público e do prefeito Jorge Pontes, na figura de Xepa, o que facilita a vinda de melhorias para o setor”.
Fotografias Toni Ormundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário