domingo, 5 de junho de 2011

Sábado letivo alia confraternização e aprendizado em Cabrália


As turmas dos cursos de “Informantes de Turismo” e de “Meio Ambiente com Sustentabilidade” participaram no último sábado, dia 4, de mais uma interessante aula de campo. A programação do dia começou bem cedo, com uma caminhada que partiu da Secretaria de Educação, no Mirante, passando pelo Centro, Centro Histórico, Porto e Tarifa, seguindo o caminho até a praia de Arakakaí, onde um café da manhã os esperava na Cabana João de Tiba.
Foram cerca de duas horas de caminhada, em um percurso repleto de belas paisagens, curiosidades e muito aprendizado sobre o meio ambiente, a cultura, o modo de vida da população e a História de Santa Cruz Cabrália.
Gostei muito do passeio, pois aprendi coisas novas sobre o nosso município”, relatou Ricardo Ribeiro, 19 anos, que pouco sabia sobre as ruínas do colégio dos Jesuítas antes da caminhada pela Cidade Histórica.
A jovem Laíne Almeida, 17 anos, também gostou muito da aula, pois mora no Santo Antônio e ainda não conhecia a Cidade Histórica. “O curso é perfeito, muito bom”, declarou a jovem que pretende se tornar ambientalista profissional.

CAFÉ DA MANHÃ

Passava das 10 horas da manhã quando o grupo chegou ao local onde foi servido um delicioso café da manhã preparado pelos próprios alunos que deixaram tudo pronto para a confraternização, que contou com a presença do prefeito.
Jorge Pontes parabenizou e agradeceu o grupo pelo momento de alegria, reafirmando a importância dos moradores conhecerem a cidade e terem consciência do papel de cada um para preservar as belezas naturais. Com relação ao turismo, Pontes destacou a capacitação dos guias, a criação do portal do município e a construção do mercado municipal, que será erguido no local onde atualmente funciona a Escola Nair Sambrano, que a partir de setembro irá para o Campinho.
Entre outros assuntos, o prefeito falou sobre o esporte (citando a Praça da Juventude e o Espaço Interação Jovem de Coroa Vermelha) e o Pólo Industrial, cujo projeto de lei já foi encaminhado à Câmara de Vereadores e poderá gerar mais de dois mil empregos diretos no município.

GUAIÚ

Para encerrar as atividades do sábado, os alunos participaram da aula de campo no Guaiú, onde andaram pelas ruas do povoado e foram até a praia conferir de perto um dos pontos que mais despertam o interesse dos turistas que chegam à região.
Os curso de “Informantes de Turismo” e “Meio Ambiente com Sustentabilidade” estão sendo oferecidos pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, através das secretarias de Educação e de Turismo e Meio Ambiente.

Fotos: Toni Ormundo




















Nenhum comentário:

Postar um comentário