quinta-feira, 2 de junho de 2011

Curso leva alunos à Reserva da Jaqueira


Os alunos do curso de “Meio Ambiente com Sustentabilidade” realizaram um passeio pela cultura indígena nesta terça-feira, 31, graças a mais uma aula de campo, que desta vez levou o grupo até a Reserva da Jaqueira.
Apesar da reserva ser um importante ponto turístico da região, a maioria dos alunos estava no local pela primeira vez. A visita foi uma oportunidade de conhecer de perto os costumes, a história e a cultura dos índios Pataxó, mostrados pelos próprios índios que vivem naquela área.
O grupo foi coordenado pela consultora Juana Albuquerque, que considera as aulas de campo como experiências de extrema importância para a formação dos alunos, já que dessa forma podem vivenciar aquilo que aprendem em classe. Na reserva todos ficaram impressionados com a organização e a seriedade com que os índios aliam o turismo, a cultura e o meio ambiente de forma sustentável.
Para Josi dos Anjos, estudante de 22 anos, a visita foi muito produtiva, pois aprendeu mais sobre a cultura indígena que está tão perto, mas ninguém dá o valor que merece. “Às vezes as pessoas tratam o índio com preconceito, por falta de conhecimento”, destacou a aluna.
Já a secretária escolar Cida disse estar muito satisfeita com o curso, pois está aprendendo coisas maravilhosas.  “O curso está valorizando o que temos, nossas origens e a natureza que existe em nossa cidade. Estou achando ótimo”, finalizou.
O passeio contou com caminhada por trilhas ecológicas, palestras, rituais sagrados e até mesmo a degustação de itens da culinária Pataxó. Tudo supervisionado por Juana Albuquerque e guiado pelos índios Pataxó.
O curso de “Meio Ambiente com Sustentabilidade” está sendo oferecido pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, através das secretarias de Educação e de Turismo e Meio Ambiente.

Confira as fotos:

 Trilhas ecológicas

 Palestras sobre a cultura e a história da comunidade indígena Pataxó

Os visitantes levaram 1kg de alimento não perecível











Símbolo de resistência - Jaqueira que deu origem ao nome da reserva

Nenhum comentário:

Postar um comentário