terça-feira, 7 de junho de 2011

Manifestantes do São Miguel fecham estrada em protesto contra a Veracel


Dezenas de moradores do Projeto São Miguel, em Santa Cruz Cabrália, interditaram a BR-685, na altura da localidade, em protesto contra a fábrica Veracel.
A manifestação começou por volta das quatro horas da manhã desta terça-feira, dia 7, interrompendo o trânsito nos dois sentidos da estrada.
O motivo do protesto foi o não cumprimento de um compromisso firmado entre a fábrica e a comunidade, no qual a Veracel ficou de destinar caçambas de cascalho para a recuperação de ladeiras e estradas vicinais.
Conforme declarou o presidente da Associação de Moradores do Projeto São Miguel, Ubirajara Ramos, a empresa utiliza as estradas para o transporte de eucalipto e de funcionários, causando um grande desgaste das vias. “É uma obrigação da Veracel dar a sua contrapartida fazendo a manutenção das estradas. Como até hoje não cumpriram o que prometeram há mais de trinta dias, a comunidade se organizou e viemos buscar uma solução imediata”.
Embora o movimento tenha sido pacífico, a interdição da pista causou transtornos para quem precisava se deslocar pelo trecho. Enquanto isso, na prefeitura de Santa Cruz Cabrália, o prefeito Jorge Pontes encarregou os secretários de infraestrutura e de agricultura para negociarem com a Veracel e com as lideranças locais uma solução para o impasse, o que aconteceu por volta das 11 horas da manhã.
Os manifestantes aceitaram a proposta da Veracel de enviar cinquenta caminhões de cascalho, que faziam parte do acordo, na próxima quinta-feira, dia 9. A prefeitura se disponibilizou a enviar as máquinas necessárias para o cascalhamento do trecho assim que os caminhões forem descarregados.
O acordo foi registrado em ata e os moradores informaram que caso o prazo não seja cumprido haverá novas manifestações.

Fotos: Toni Ormundo
















Nenhum comentário:

Postar um comentário