terça-feira, 31 de julho de 2012

TECNOLOGIA DO PROJETO "PESCANDO COM REDES 3G" AJUDA HOSPITAL DA REDE PÚBLICA DE SANTA CRUZ CABRÁLIA


Devido à indisponibilidade de acesso à internet por conta das operadoras locais de cabo ou telefone, o Hospital Municipal Professor José Maria Magalhães Neto, estava com diversos problemas em seu departamento cirúrgico, porém, esse problema foi resolvido com a chegada da tecnologia 3G.
Através do Projeto "Pescando com Rede 3G", realizado pela empresa QUALCOMM em parceria com o IABS, a Fundação Telefônica / VIVO, USAID,e o Município de Santa Cruz Cabrália, nos últimos 40 dias foram realizados mais de 256 eletrocardiogramas e 78 cirurgias.
De acordo com o Diretor do Hospital, o Sr. Marcos Venício Santana, isso só foi possível através de um modem com chip da operadora Telefonica / VIVO e da tecnologia 3G desenvolvida pela empresa QUALCOMM disponibilizado pelo projeto.
Para a intermediadora da parceria, a Diretoria de Pesca, essa é mais uma vitória do município e do projeto. “Para nós é um privilégio ter parceiros com a QUALCOMM, Fundação Telefônica / VIVO, USAID e IABS em nosso município, ainda mais um projeto inovador como o Pescando com Rede 3G que até já foi premiado na categoria de inovação em serviços ao usuário em 2011 pela revista AREDE”.
Como funciona?
O equipamento de eletrocardiograma registra todas as informações do paciente no computador e ao final do exame envia esses dados para um cardiologista de plantão, em Santa Cruz Cabrália.
São Paulo, através do modem 3G - O médico em São Paulo analisa as informações e envia um parecer médico para a enfermeira em Santa Cruz Cabrália “Tudo isso não leva mais de 15 minutos e ainda reduz os custos do hospital nesse específico exame em até 60%”, comentou o Diretor do hospital, Marcos Venício Santana. Ressaltou ainda, que sem o eletrocardiograma não é possível fazer cirurgias, já que esse exame é essencial e indispensável para qualquer tipo de operação. Marcos lembra também, que não era possível fazer nenhuma cesariana nas gestantes pois existia a necessidade do exame, mas com a tecnologia 3G já foram realizados vários encaminhamentos até o momento.
O Projeto Pescando com redes 3G tem como objetivo criar as condições necessárias para o desenvolvimento sustentável de comunidades pesqueiras locais, a partir de ações de fortalecimento social, gestão ambiental e desenvolvimento econômico, integrando o conhecimento e as práticas tradicionais às alternativas existentes e às possibilidades tecnológicas atuais. Também é foco do projeto a disseminação da importância da tecnologia 3G nos dias de hoje.
Fonte: Pescando com Redes 3 G


Nenhum comentário:

Postar um comentário