sexta-feira, 20 de julho de 2012

Reunião de pescadores discute demandas do setor no Prado

Representantes das entidades da pesca de todo o extremo-sul do estado participaram de uma reunião no município de Prado, para tratar das demandas do setor pesqueiro na região. Santa Cruz Cabrália teve participação expressiva nas discussões, através dos membros da Colônia Z-51, APIP, GADAP, Associação dos Pescadores de Santo Antônio e do poder público municipal, representado pelo novo diretor de Pesca Nelson Machado.
A discussão em pauta foi a mudança da rota das barcaças da Veracel, ampliação do terminal de Belmonte, as contrapartidas da empresa para o setor pesqueiro e a preocupação com a proposta de criação de uma APA Marinha Federal na região.
Em uma de suas primeiras jornadas frente à diretoria de Pesca após a descompatibilização de seu antecessor durante o período eleitoral, Nelson Machado destacou a importância da reunião para os pescadores, pois considera que a Veracel tem uma dívida social com o setor e as contrapartidas são necessárias para o desenvolvimento da atividade. Da mesma forma, a APA federal pode colocar em risco a autonomia de decisão dos pescadores locais, podendo inviabilizar o exercício da pesca e causar grandes impactos socioeconômicos em um setor fundamental para a economia da região.
Nelson foi fundador e coordenador do GADAP (Associação dos Pescadores do Guaiú) e diretor da Colônia Z-52. Com relação à nova função, se diz muito orgulhoso em assumir e dar continuidade ao excelente trabalho que vinha sido desenvolvido em Cabrália. “Farei o possível para estar á altura deste trabalho”, finalizou.

Fotos Toni Ormundo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário