segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cabrália é representada na Rio + 20 através do Projeto Pescando com Redes 3G


No dia 19 de junho, o município de Santa Cruz Cabrália, através da Qualcomm, empresa norte americana de telecomunicações, participou do evento da Rio+20 “Banda larga e TICs para sociedades inteligentes, inclusivas e sustentáveis", organizado pelo Ministério das Comunicações em conjunto com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), no Parque do Atletas.
A convite do Ministério da Comunicações, a Qualcomm através do seu Diretor Senior de Relações Governamentais, Francisco Soares, apresentou no evento o projeto “Pescando com Redes 3G”, projeto o qual o IABS é responsável pela execução, financiado pela Qualcomm em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID, Fundação Telefônica VIVO, Prefeitura municipal de Santa Cruz Cabrália –BA.
O tópico de apresentação do projeto foi mostrar os impactos gerados pela aplicação da banda larga em termos de permitir o desenvolvimento econômico e sustentável, e o uso do 3G como ajuda para os pescadores em suas atividades até o momento atual.
Na explanação sobre o tema, Francisco falou sobre os desafios do programa como: falta de investimento, infraestrutura, alternativas de pesca sustentável e condições precárias de trabalho. Mas também ressaltou os pontos positivos do programa como: crescimento local e regional de negócios, condições naturais favoráveis, área atrativa para turismo, grande interesse da comunidade e a possibilidade da cobertura e expansão da tecnologia 3G.
Ressaltou que o objetivo do “Pescando com Redes 3G” é criar modelos e condições necessárias para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais de pescadores, através de ações de desenvolvimento social, econômico e de gestão ambiental, sempre integrando o conhecimento com as práticas de pesca. Tudo com apoio da tecnologia 3G.
Ao final da apresentação, Francisco Soares disse que esse é um projeto modelo mas com o avanço da cobertura e expansão da tecnologia 3G, ele poderá ser replicado em várias outras comunidades pesqueiras no Brasil e no mundo.


Fonte: http://www.pescandocomredes3g.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário