sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Corpo de Bombeiros combate incêndio em Nova Cabrália

O fogo começou na madrugada de hoje e não ganhou maiores proporções porque os vizinhos rapidamente chamaram os bombeiros, que controlaram as chamas. As causas do incêndio ainda não são conhecidas.

Foto Toni Ormundo / apoio Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Estamos em pleno verão, época em que os casos de incêndio nas matas e áreas florestais são mais frequentes. Saiba que nós, como cidadãos, algumas vezes podemos fazer a nossa parte e ajudar a evitar o pior.
Abaixo, algumas dicas e cuidados para evitar incêndios e preservar a vegetação e a vida de todos:

- Fogueiras: não acenda fogueiras ao ar livre sem saber se é um local seguro para isso. Se o local for autorizado, limpe a área circundante num perímetro de 5 metros com pedras e tenha atenção à intensidade do vento. Mantenha sempre por perto uma fonte de água caso ocorra algum imprevisto. Antes de abandonar o local certifique-se que apagou bem a fogueira com terra e pedras e que não restam brasas acesas;

- Cigarro: avise as pessoas que fumam para não jogar pontas de cigarros nem fósforos no chão;

- Lixo: todo tipo de lixo (plásticos, papéis, restos de comida, etc.) devem ser carregados com você e depositado em lixeiras apropriadas, pois além de poluir o ambiente, estes materiais extremamente inflamáveis e qualquer superaquecimento, inclusive pelo sol, pode causar um incêndio.

O que fazer em casos de incêndio florestal:

- Ligue imediatamente para as autoridades responsáveis, que pode ser os bombeiros (193) ou serviços florestais – em Cabrália, o telefone da Secretaria de Meio Ambiente é 3282-1155. Assim, você ajuda a evitar que o fogo se alastre.

- Se tiver certeza que não corre perigo, tente abafar as chamas, batendo nelas com ramos, ate que cheguem os bombeiros;

- Repare na presença de estranhos no local: anote descrições e marcas, cores e matrículas de veículos, tudo o que achar suspeito;

- Não dê uma de curioso e fique assistindo aos incêndios, deixe livre o acesso para aqueles que combatem as chamas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário