sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

APA Santo Antônio se reúne pela primeira vez no Guaiú com participação popular

O conselho da APA Santo Antônio se reuniu no povoado do Guaiú, orla norte de Santa Cruz Cabrália. A reunião foi na última quarta-feira, dia 1º, atendendo a uma antiga reivindicação para que as reuniões que antes só aconteciam em Cabrália e em Belmonte, passassem a ocorrer também nas comunidades de atuação da APA, como Guaiú e Santo Antônio.
Entre os participantes estava a secretária de Meio Ambiente de Santa Cruz Cabrália (Mariléia Monteiro), o diretor de Meio Ambiente (Márcio Gil), o diretor de Pesca (Cláudio Mendes Xêpa), representantes da secretaria de Infraestrutura (engenheiro Raul Dezzi e arquiteto Koká), a diretora da escola do Guaiú (Girlândia), além de membros do conselho gestor, investidores, lideranças comunitárias e da pesca, ente outros moradores do Guaiú e Santo Antônio.
A reunião foi a primeira a ser realizada no Guaiú e está sendo considerada uma das mais importantes do conselho, principalmente pela participação efetiva da comunidade local, que teve a oportunidade de falar das dificuldades enfrentadas pelos moradores, sobretudo com relação ao fechamento dos acessos tradicionais ao rio e à praia, que estão causando grande transtorno. Além disso, os moradores contribuíram com sugestões e ideias e ainda conheceram o novo gestor da APA, Sr. Ridson, representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Para o diretor de Pesca, Xêpa, que também faz parte do conselho, valeu a pena reivindicar a realização das reuniões da APA nas localidades, pois “a participação dos moradores é fundamental para o acompanhamento e fiscalização das ações, que podem tanto beneficiar quanto prejudicar as comunidades. Isto aconteceu recentemente com a aprovação de um projeto sem a opinião popular na qual foi fechado o único porto do Guaiú”, declarou o diretor, destacando a importância da participação das comunidades na apresentação dos projetos de construção dentro da APA Santo Antônio.
Durante o encontro, foi apresentado um projeto do empreendimento Coroa Alta que poderá trazer desenvolvimento econômico para a região, desde que cumpra todos os pré-requisitos exigidos pelo código ambiental e não bloqueie o acesso à praia. Em outro momento, o investidor Jaime participou de uma explanação junto com o diretor de meio ambiente e falou sobre uma área de sua propriedade que será aberta para uso público a fim de que no local sejam realizados estudos de preservação da Mata Atlântica, iniciativa muito positiva que merece ser mencionada.
Conforme a agenda do conselho gestor da APA Santo Antônio, as próximas reuniões acontecerão em Belmonte (março) e em Santo Antônio (abril).


 Comunidade do Guaiú e Santo Antônio marcam presença
 Consultor Ambiental João Carlos e o representante do Coroa Alta Empreendimentos, apresentando projeto
 Destaque para a secretária de Meio Ambiente, Mariléia Monteiro
 Destaque para o presidente da Associação de Pescadores, Jorge Evangelista, e a diretora da Escola do Guaiú, Girlândia
 Diretor de Pesca Cláudio Mendes Xêpa com Ridson, o novo gestor da APA
 Diretor de Pesca, Cláudio Mendes Xêpa, destacando a importância da participação da comunidade nas apresentações dos projetos
 Diretor Municipal de Meio Ambiente, Márcio Gil
 Empresários e representantes da Veracel e Embasa, junto com a comunidade
 Participação dos investidores do litoral norte de Santa Cruz Cabrália
 Pescador falando das dificuldades de acesso ao rio e à praia
 Presença do engenheiro Raul Dezzi e do arquiteto Koká, da Secretaria Municipal de Infraestrutura
Representantes da Associação de Pescadores de Santo Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário