segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cultura: O Engenho encanta moradores e visitantes em Santa Cruz Cabrália



Quem acompanhou a apresentação do Engenho em Santa Cruz Cabrália no último sábado, dia 21, presenciou o renascimento de uma importante manifestação folclórica que há muitos anos não era vista na cidade.O desfile pelas ruas do Centro encantou as pessoas por onde passou, despertando a curiosidade de moradores e visitantes que se surpreenderam com a riqueza e diversidade cultural do município.
“Fazia tanto tempo que eu não via o Engenho que tinha até me esquecido”, declarou Ailton Tavares de Freitas, 77 anos, nativo de Santa Cruz Cabrália. “Estou achando tudo muito bonito, é importante mostrar aos mais jovens e aos turistas as tradições antigas de nossa terra”, declarou o morador, satisfeito com o resgate de mais esta manifestação cultural.
Com muito empenho e dedicação do Sr. Benedito, conhecido como “Seu Jique”(que faz parte da Secretaria Municipal de Cultura) e do Sr. Pedro de Assunção Miranda (filho de Eduardo José Miranda, que na época comandava as apresentações do Engenho em Santa Cruz Cabrália), o novo grupo foi formado e a tradição foi sendo resgatada com a participação de artistas de Coroa Vermelha e de Cabrália. O resultado foi visto nas ruas, com a bela representação do moinho de engenho movido a bois, fantasias, cantigas e coreografias que retrataram o trabalho feito pelos escravos nas usinas de cana-de-açúcar.
Foram necessários vários meses para que o grupo fosse formado, mas graças ao compromisso da prefeitura em revitalizar a cultura do município, o Engenho se reuniu pela primeira vez depois de trinta anos de esquecimento, contagiando o público com muita festa e alegria.
Além do Engenho, a prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria de Cultura, também tem resgatado outras manifestações locais como a Chegança, o Cordão de Caboclo, a Bicharada e, em breve, o Terno de Reis estará de volta às ruas de nossa cidade.

Danças e cantigas marcaram a apresentação



Engenho passava moendo a cana



Caldo da cana moída pelo engenho era distribuído ao público





Prefeito Jorge Pontes aprecia a apresentação, que é mais um resgate da nossa cultura realizado em sua gestão



Sr. Ailton Tavares de Freitas, 77 anos, que após tantos anos revê com alegria a passagem do engenho




Destaque para os bois-moles, que movimentavam o engenho





Sr. Jique retira o caldo da cana moída na hora



Energia dos artistas de Cabrália e Coroa Vermelha foi fundamental para o sucesso da apresentação




Várias pessoas não se contentaram em apenas assistir a passagem do engenho e foram acompanhando o bloco por todo o percurso







Cláudio Monteiro com representante da cultura de Belmonte, Narendranath de Jesus




Crianças também se divertiram com a apresentação


Em frente ao Baía Cabrália Hotel, manifestação chamou a atenção de hóspedes e funcionários

FOTOS DOS BASTIDORES:


O engenho, na Casa da Cultura

Antes de sair às ruas, muito ensaio e preparação:






Fazedores de Cultura:

Seu Jique

Sr. Pedro de Assunção Miranda
Momento de concentração antes da apresentação
Parabéns aos artistas, ao prefeito Jorge Pontes e a todos da Secretaria de Cultura que trouxeram o Engenho de volta para o calendário cultural de Santa Cruz Cabrália

Um comentário:

  1. Parabéns ao povo Cabraliense, uma emoção forte ver o amor pela cultura no rostinho de cada um deles!

    ResponderExcluir