terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Comunidades pesqueiras de Santa Cruz Cabrália recebem diretor de empresa parceira no projeto Pescando com Redes 3G

Visita marca início da segunda etapa de ações do projeto no município


As atividades do setor pesqueiro estão a todo vapor em Santa Cruz Cabrália. Para acompanhar o sucesso da implantação do projeto Pescando com Redes 3G, o município recebeu este mês a visita de Francisco Soares, diretor governamental da Qualcomm, uma das empresas parceiras que, junto com a prefeitura, está participando da implantação das novas tecnologias que vêm revolucionando a pesca local.

A visita ocorreu nas principais comunidades pesqueiras de Santa Cruz Cabrália, como Santo Antônio, Guaiú e Coroa Vermelha, onde aconteceram reuniões com pescadores que participam do projeto. Desta forma, além de Francisco Soares ter a oportunidade de conhecer os locais onde o projeto está sendo aplicado, também pode avaliar as ações e conhecer as dificuldades de cada localidade.

O trabalho do executivo da Qualcomm foi acompanhado de perto pelo diretor municipal de pesca, Cláudio Mendes Xêpa e pelos representantes do IABS no município, que deram suporte ao visitante. Em todas as comunidades visitadas, Francisco Soares demonstrou grande satisfação, principalmente com o entusiasmo do uso do aplicativo no cultivo de ostra na comunidade do Guaiú. Além desta comunidade, também chamou sua atenção a venda de pescado na Unidade de Beneficiamento de Coroa Vermelha que está utilizando o sistema de vendas online para atender a demanda de hotéis, pousadas, restaurantes e cabanas locais.

O diretor de pesca avaliou a visita como de grande importância para o setor, já que a partir do que foi visto nas comunidades foi possível garantir a implantação da segunda fase do projeto no município. “O foco da segunda etapa será a consolidação do aplicativo nas embarcações e no cultivo de ostras, que será ampliado para dar sustentabilidade ainda maior para as comunidades”, declarou Xêpa, que não se cansa de comemorar o sucesso das ações em Santa Cruz Cabrália. “Só lamento o fato da Colônia de Pescadores estar fechada no dia marcado para a visita, mas felizmente todos os pescadores serão beneficiados pela nova etapa”.

Graças ao contato entre o diretor da Qualcomm e os pescadores, foi verificada a dificuldade dos profissionais no manuseio do smartphone. Para facilitar este acesso, já está sendo feito um estudo para se trocar o atual dispositivo pelo tablet, de utilização mais simples para os pescadores.

Finalizando sua estada em Santa Cruz Cabrália, Francisco Soares se reuniu com o prefeito Jorge Pontes, que garantiu todas as contrapartidas do município para que as ações da segunda etapa sejam executadas, assegurando o compromisso da gestão com o desenvolvimento da atividade pesqueira no município.


Pescadores de Santo Antônio têm acesso ao novo aparelho (Tablet) que poderá ser usado na próxima etapa do projeto Pescando com Redes 3G

Francisco Soares (Diretor da Qualcomm) e seu assessor em reunião com a comunidade pesqueira de Santo Antônio


Em Santo Antônio, embarcação navega com antena do projeto que melhora o sinal 3G
Diretor de Pesca Cláudio Mendes Xêpa acompanha de perto todas as ações do projeto Pescando com Redes 3G
Destaque para o pescador participando do cultivo de ostras
 Cultivo de ostras no Guaiú é motivo de grande satisfação entre os parceiros do projeto

Tecnologia: maricultora local fazendo monitoramento da água através do aplicativo desenvolvido pelo projeto Pescando com Redes 3G
Reunião com a comunidade pesqueira indígena na unidade de beneficiamento de pescado, em Coroa Vermelha

Após os compromissos em Santa Cruz Cabrália, visitantes participam de reunião com a diretoria da colônia de pescadores de Porto Seguro, acompanhados por Cláudio Mendes Xêpa
Prefeito Jorge Pontes com Francisco Soares e o diretor municipal de pesca: contrapartidas do município para a segunda etapa do projeto Pescando com Redes 3G estão garantidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário