quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Após 30 anos, o Engenho volta a se apresentar em Cabrália

Importante manifestação folclórica tradicional do município, o Engenho voltará a se apresentar pelas ruas do Centro de Santa Cruz Cabrália, marcando mais um resgate da cultura local promovido pela administração municipal, que através da Secretaria de Cultura tem dado total apoio e condições para que movimentos como a Chegança, Bicharada, Cordão de Caboclo e outras voltem a fazer parte do calendário de eventos da cidade.
Após 30 anos de inatividade, o Engenho se apresenta neste sábado, dia 21 de janeiro, saindo às 19 horas da Casa da Cultura (em frente à igreja Batista), percorrendo as principais ruas do Centro. Sob o comando do Sr. Jique, cerca de 40 artistas participarão do desfile, com música e coreografias próprias da manifestação.

Sobre o Engenho*

Grupo folclórico que retratava a escravidão sofrida pelos negros no Brasil. Tinha como personagens o Senhor do engenho, o feitor, os escravos cortadores de cana, as negrinhas do engenho (meninos travestidos de escravas) e dois bois-moles (homens fantasiados representando o carro de boi). O grupo percorria ruas e praças cantando, acompanhado por tocadores de tambor, pandeiro e reco-reco. Através da dança simulavam o trabalho feito no engenho.
*Fonte: Sidrach Carvalho Neto

Vale a pena conferir!

Um comentário:

  1. Parabéns galera da Cultura, fico feliz por ver acontecendo as coisas, a Rita havia me falado que o prefeito dera o aval. Sucesso a todos!

    ResponderExcluir