terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Representantes do MST são recebidos em Santa Cruz Cabrália



Lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se reuniram nesta segunda-feira, dia 30, com o prefeito Jorge Pontes e os secretários municipais de Saúde, Ana Maria Leite; de Educação, Terezinha Almeida; de Infraestrutura, Fernando Oliveira e representante da Secretaria de Agricultura, Adeilson Nunes dos Santos, conhecido como Didi.
No encontro, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação, o MST apresentou as demandas da comunidade e debateu com os membros do governo importantes questões, como a inauguração da escola do assentamento Lulão; necessidade de ampliar o quadro de pessoal da saúde, educação e técnicos agrícolas; incentivo ao esporte e à cultura; transporte; recuperação de estradas; entre outras.
O prefeito Jorge Pontes fez questão de ouvir e discutir todos os itens solicitados pelo grupo, que teve suas demandas encaminhadas aos secretários presentes. Além disso, trataram das ações que já estão em curso nas comunidades em benefício da população.
Para o diretor regional do movimento, Edi Carlos, também conhecido como Preto, é muito importante este esforço do prefeito de Santa Cruz Cabrália para não apenas receber os representantes do movimento, como de atender as solicitações. “Somente na gestão de Jorge Pontes conseguimos avançar. Em governos anteriores, era muito difícil encontrar o prefeito da cidade, sendo preciso até ocupar a prefeitura para sermos atendidos”, citou Preto, lembrando das dificuldades que tinha para discutir as questões dos assentados.
A reunião durou toda a manhã e foi marcada pelo clima respeitoso e amigável entre o governo e o MST. Para o prefeito Jorge Pontes, este respeito é fundamental, pois somente através do diálogo e do entendimento está sendo possível chegar a grandes conquistas.



 
 Secretárias de Saúde e Educação participam da reunião

 Diretores Regionais do MST, Edi Carlos (conhecido como Preto) e Eliane, ao lado do prefeito Jorge Pontes
 Secretário Fernando Oliveira esclarece dúvidas e ouve as demandas dos assentados

Cabrália Folia 2012: você não pode perder!

Prefeito Jorge Pontes participa de reunião pública no Guaiú


Atendendo ao convite da comunidade do Guaiú, o prefeito Jorge Pontes esteve no último sábado, dia 28, para uma reunião na qual participaram representantes legais de associações de bairros, pescadores, pais de alunos, estudantes e esportistas, além dos secretários de Educação, Terezinha Almeida e de Infraestrutura, Fernando Oliveira.
No encontro, os presentes discutiram sobre a inauguração da nova escola e assinaram o termo de anuência pra construção da quadra e realocação do campo de futebol do povoado, conforme as plantas apresentadas pelo prefeito Jorge Pontes e pelo secretário de Infraestrutura.
De forma transparente e participativa, a população votou e decidiu de forma quase unânime pela construção da quadra tal como está no projeto, sendo que apenas cinco pessoas se mostraram contra. Encerrada a polêmica, as obras se iniciam no mês de fevereiro.




Ano letivo começa com colônia de férias no PETI


Para dar início ao ano letivo de 2012, a equipe do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) realizou uma grande festa com a presença dos núcleos de Santo Antônio, Coroa Vermelha e da sede.
Cerca de 80 crianças participaram de brincadeiras, jogos e muita diversão com os adolescentes do Projovem, que levaram pula-pula, algodão doce, pipoca, gelatina, salgados, bolo e refrigerante e ainda confeccionaram lembrancinhas e promoveram um animado show de calouros.
Parabéns à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania pela iniciativa e a todos os envolvidos pela dedicação e trabalho. A colônia de férias no PETI acontece até o início das aulas na rede municipal de ensino.




 Após cumprir o período de licença-maternidade, coordenadora Catiúcia está de volta ao PETI






sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CEU / SINEBAHIA divulga vagas de emprego

Confira as vagas de emprego da semana:

- Recepcionista – 1 vaga
- Garçom – 10 vagas
- Camareiras – 4 vagas
- Auxiliar de Cozinha – 3 vagas
- Copeiro – 1 vaga

Os interessados devem procurar o CEU/Sinebahia, que fica na Rua Pero Vaz de Caminha, s/n - Centro. Telefone: 3282-1115

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cultura: O Engenho encanta moradores e visitantes em Santa Cruz Cabrália



Quem acompanhou a apresentação do Engenho em Santa Cruz Cabrália no último sábado, dia 21, presenciou o renascimento de uma importante manifestação folclórica que há muitos anos não era vista na cidade.O desfile pelas ruas do Centro encantou as pessoas por onde passou, despertando a curiosidade de moradores e visitantes que se surpreenderam com a riqueza e diversidade cultural do município.
“Fazia tanto tempo que eu não via o Engenho que tinha até me esquecido”, declarou Ailton Tavares de Freitas, 77 anos, nativo de Santa Cruz Cabrália. “Estou achando tudo muito bonito, é importante mostrar aos mais jovens e aos turistas as tradições antigas de nossa terra”, declarou o morador, satisfeito com o resgate de mais esta manifestação cultural.
Com muito empenho e dedicação do Sr. Benedito, conhecido como “Seu Jique”(que faz parte da Secretaria Municipal de Cultura) e do Sr. Pedro de Assunção Miranda (filho de Eduardo José Miranda, que na época comandava as apresentações do Engenho em Santa Cruz Cabrália), o novo grupo foi formado e a tradição foi sendo resgatada com a participação de artistas de Coroa Vermelha e de Cabrália. O resultado foi visto nas ruas, com a bela representação do moinho de engenho movido a bois, fantasias, cantigas e coreografias que retrataram o trabalho feito pelos escravos nas usinas de cana-de-açúcar.
Foram necessários vários meses para que o grupo fosse formado, mas graças ao compromisso da prefeitura em revitalizar a cultura do município, o Engenho se reuniu pela primeira vez depois de trinta anos de esquecimento, contagiando o público com muita festa e alegria.
Além do Engenho, a prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através da Secretaria de Cultura, também tem resgatado outras manifestações locais como a Chegança, o Cordão de Caboclo, a Bicharada e, em breve, o Terno de Reis estará de volta às ruas de nossa cidade.

Danças e cantigas marcaram a apresentação



Engenho passava moendo a cana



Caldo da cana moída pelo engenho era distribuído ao público





Prefeito Jorge Pontes aprecia a apresentação, que é mais um resgate da nossa cultura realizado em sua gestão



Sr. Ailton Tavares de Freitas, 77 anos, que após tantos anos revê com alegria a passagem do engenho




Destaque para os bois-moles, que movimentavam o engenho





Sr. Jique retira o caldo da cana moída na hora



Energia dos artistas de Cabrália e Coroa Vermelha foi fundamental para o sucesso da apresentação




Várias pessoas não se contentaram em apenas assistir a passagem do engenho e foram acompanhando o bloco por todo o percurso







Cláudio Monteiro com representante da cultura de Belmonte, Narendranath de Jesus




Crianças também se divertiram com a apresentação


Em frente ao Baía Cabrália Hotel, manifestação chamou a atenção de hóspedes e funcionários

FOTOS DOS BASTIDORES:


O engenho, na Casa da Cultura

Antes de sair às ruas, muito ensaio e preparação:






Fazedores de Cultura:

Seu Jique

Sr. Pedro de Assunção Miranda
Momento de concentração antes da apresentação
Parabéns aos artistas, ao prefeito Jorge Pontes e a todos da Secretaria de Cultura que trouxeram o Engenho de volta para o calendário cultural de Santa Cruz Cabrália