O final de semana (30 e 31/7) e a segunda-feira (1/8) foram de grandes comemorações para a comunidade indígena Pataxó. Eles festejaram o Aragwaksã , que significa conquista do espaço da Reserva da Jaqueira pelo povo Pataxó. Apoiado pela prefeitura de Cabrália, o evento foi um grande sucesso, contando com a presença maciça dos Pataxó, de autoridades, de muitos visitantes e turistas. Marcaram presença, a secretária de Cultura e Comunicação, Juana Albuquerque, o diretor de Turismo, Donizete Rocha, a diretora de Comunicação, Camila Knack e a diretora de Cultura, Rita Xavier, representando a prefeitura .
No dia 30, com a chegada das aldeias convidadas houve a recepção dos parentes; o Mãgute Pataxó (almoço); a integração de todas as aldeias; jantar Pataxó; e fogueira de confraternização. Já no dia 31, foi realizado um passeio de convivência pela Mata Atlântica, apresentações de modalidades esportivas, fogueira e preparação do casamento tradicional.
No dia 1/8, as atividades foram muitas e a beleza dos rituais e apresentações encantaram a todos os presentes. O dia começou com a caçada dos guerreiros, seguido do belo casamento Pataxó e finalizado com um Mãgute Pataxó, onde todos os presentes foram convidados a participarem.
Para o cacique geral das aldeias, Aruã Pataxó, que há sete anos exerce a função de representar a comunidade Pataxó essa é uma data muito importante. “É um momento festivo, onde podemos comemorar e agradecer essa grande conquista e também mostrar a todos um pouco mais sobre a nossa cultura”.
Família Pataxó reunida para as comemorações
Luzia Pataxó e cacique Aruã
Guerreiros sem para caçada
Guerreiros retornam ao centro da Reserva da Jaqueira
Caça é exibida a todos os presentes
Visitantes assistem a celebração
Povo Pataxó participa do ritual da caça
Índios pintam o corpo para as comemorações
Índios dançam em homenagem a caça obtida
Povo Pataxó comemora
Nenhum comentário:
Postar um comentário